É feliz quem lembra que tudo passa e se perdoa

Enriqueça a sua fé - Artigos e Espiritualidade para formação católica

A pessoa que é feliz tem bondade no coração, e essa bondade a faz ser feliz e levar felicidade aos que estão à sua volta.

Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Salmo 30,5-13.

5. Toquem para o Senhor, fiéis seus, celebrem sua memória sagrada.
6. Sua ira dura um momento, e seu favor pela vida inteira. Pela tarde vem o pranto, e pela manhã, gritos de alegria.
7. Quanto a mim, eu dizia tranquilo: "Nunca serei abalado!"
8. Deus, o teu favor me assegurava honra e poder, mas escondeste a tua face, e eu fiquei abalado.
9. Para ti, Senhor, eu gritei, ao meu Deus eu supliquei:
10. "O que ganhas com minha morte, com minha descida à cova? Acaso te louva o pó, ou proclama tua fidelidade?
11. Senhor, escuta-me, e tem piedade de mim! Sê meu socorro, Senhor!"
12. Transformaste o meu luto em dança, e minha roupa de luto em roupa de festa.
13. Por isso, o meu ser canta para ti, e jamais se calará. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.


Digam uns aos outros neste dia, neste fim de semana: "A alegria do Senhor é a sua força", para que vocês se alegrem e refaçam suas forças.

Alegrar-se é uma decisão. A tristeza só entra no seu coração se você abrir a porta para ela. Se você decidir expulsá-la da sua vida, ela terá que sair. Então, escolha não ser uma pessoa triste, você é de Deus e não foi feito para ficar desanimado. Seja alegre e leve a alegria por onde você passar!

Essa alegria, que vem de Deus, mesmo em meio a seus problemas, se tornará a sua força para que você vença tudo o que tenta desanimá-lo.

"Toquem para o Senhor, fiéis seus, celebrem sua memória sagrada. Sua ira dura um momento, e seu favor pela vida inteira. Pela tarde vem o pranto, e pela manhã, gritos de alegria."

Deus sempre está ao nosso lado para nos salvar e santificar; por isso, quando tomamos a decisão de fazer o mal, conscientemente, sentimos no coração a amargura da Sua ausência. Essa é a ira d'Ele contra nós. Mas a Palavra afirma que essa ira dura apenas um instante, pois a bondade d'Ele para nós é para toda a vida. E, se à tarde veio o sofrimento, pela manhã virá a alegria.

Hoje, o Senhor lhe diz que todo pranto tem seu objetivo e que, se ele vier ao entardecer, no dia seguinte haverá um novo nascer do sol, que lhe trará alegria para recomeçar.

Você pode ficar tranquilo, mas não a ponto de esquecer que a sua força é fraca e que você sempre precisará do Senhor. Olha o que diz a Palavra: "Quanto a mim, eu dizia tranquilo: 'Nunca serei abalado!' Deus, o teu favor me assegurava honra e poder, mas escondeste a tua face, e eu fiquei abalado".

Em muitos momentos de alegria, nós mesmos já dissemos que nada mais iria nos desanimar; e por acreditar que já estávamos fortes, deixamos de olhar para Deus. Por essa razão, mais adiante, em situações mais difíceis, tornamos a vacilar. Então, para chamar a nossa atenção, o Senhor esconde Sua face, para percebermos o quanto Sua presença nos fortalece, pois sempre ficamos conturbados ao nos afastarmos d'Ele.

Ao reconhecer que havia se desviado do Senhor, por isso Ele se escondera dele, Davi começou a orar novamente como antes. E, nem acabara de rezar, já percebera que Deus já o havia atendido. E logo em seguida ele diz: "Transformaste o meu luto em dança, e minha roupa de luto em roupa de festa. Por isso, o meu ser canta para ti, e jamais se calará. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre".

Deus Pai nos atende antes mesmo de terminarmos nossa oração. Como é bom confiarmos em Deus e sermos alegres em razão dessa confiança!

Nesta manhã, se dê a chance de ser feliz. Deus lhe dá o paraíso, uma felicidade que estará com você para sempre! Ele o quer alegre. Saiba que a alegria tem poder de driblar as suas derrotas e de abrir caminhos para você recomeçar.

Por amor ao Senhor e pelo amor que Ele tem por você, reaja diante da tristeza! Quando ela vier, diga ao seu coração: "A tristeza e o pranto vêm ao entardecer, mas depois virá a alegria". A primeira coisa que você tem de fazer para ser feliz é entender que tudo passa. A segunda é se perdoar, deixar o que passou de lado, para poder voltar a confiar em si mesmo e seguir em frente.

É promessa do Pai que a alegria logo virá. Então, não fique na morte, acredite que o Espírito Santo virá para lhe dar alegria.

A pessoa que é feliz tem bondade no coração, e essa bondade a faz ser feliz e levar felicidade aos que estão à sua volta.

Vamos rezar pedindo a Deus que cure o nosso coração para ele ser alegre. E, sendo alegre, para ele ser também bondoso, capaz de espalhar alegria por onde passar.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova
www.cancaonova.com