A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
A Eucaristia deve ser sol a iluminar toda a vida do seguidor de Cristo.
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
Um católico fervoroso e esclarecido manifestou a sua preocupação com os abusos atinentes à Comunhão eucarística. Assim se expressou: "Os Ministros da Eucaristia da minha paróquia têm falado para as pessoas algumas coisas em relação à Eucaristia que vão contra os ensinamentos do nosso Catecismo.
Eles falam que ".não importa o pecado que você tenha, não deixe de entrar na fila da comunhão para comungar, pois Jesus Cristo é o nosso remédio e Ele veio para os pecadores e é nessa hora que mais precisamos da comunhão, não devemos nos afastar dela.
Jesus é maior do que qualquer pecado". Trata-se, evidentemente, de um erro gravíssimo. Viver em estado de graça é condição para se receber o Corpo de Cristo. São Paulo dá um solene alerta: "Examine-se, pois, a si mesmo o homem e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque aquele que come e bebe indignamente será réu do corpo do Senhor" (1 Cor 11,27-28).
A Congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos, dia 15 de Outubro de 2004, em documento assinado pelo Cardeal Francis Arinze, Prefeito da Congregação, e por D. Domenico Sorrentino, Arcebispo Secretário, assim se expressou: "A Eucaristia estimula à conversão e purifica o coração penitente, consciente das próprias misérias e desejoso do perdão de Deus, mesmo que não substitua a confissão sacramental, único meio ordinário, para os pecados graves, de receber a reconciliação com Deus e com a Igreja". Quem, por exemplo, vive amasiado não pode comungar. Aquele que cometeu um pecado grave, primeiro, precisa se confessar, recuperando a graça santificante. Das faltas veniais cumpre haja o arrependimento, mas elas não levam a perder o estado de graça.
A Eucaristia deve ser sol a iluminar toda a vida do seguidor de Cristo. São Francisco de Sales explica porque se deve comungar sempre: "Se te perguntam o motivo por que comungas com freqüência, dize que o fazes para aprenderes amar a Deus, para te purificares da mesquinhez, para te libertares dos males, para consolação nas tribulações, para encontrares força nas fraquezas". É preciso, porém, estar em condições para receber o Corpo de Cristo. O comentarista à hora da Comunhão deveria dizer: "Aqueles que estão preparados que se aproximem da Mesa Eucarística" e não, como falam alguns: "Venham todos agora receber Jesus Sacramentado"!
Uma outra diretriz com relação à Eucaristia diz respeito às bênçãos do Santíssimo Sacramento. Está no referido documento: "A exposição e bênção com o Santíssimo Sacramento é um ato comunitário no qual deve estar presente a celebração da Palavra de Deus e o silêncio contemplativo. A exposição eucarística ajuda a reconhecer nela a maravilhosa presença de Cristo ou convida à união mais íntima com ele, que adquire seu cume na comunhão Sacramental. Tendo-se reunido o povo, e, se oportuno, tendo iniciado algum cântico, o ministro se aproxima do altar. Se o Sacramento não está reservado no altar da exposição, o ministro, com o véu de ombros o traz do lugar da reserva, acompanhado por acólitos ou por fiéis com velas acesas (grifo nosso)".Isto significa que sair andando pelo templo afora com o ostensório e os fiéis a quererem tocar no mesmo é outro abuso que vai sendo difundido até mesmo em Televisões católicas.
O Ano da Eucaristia serviu para se crescer na fé e no respeito para com Jesus Sacramentado. Os santos conheceram nas tertúlias com Cristo eucarístico momentos de inefável júbilo. É a hora da graça. O sacrário das Igrejas, onde está Jesus Cristo sob as espécies consagradas, deve ser a guarida do fiel em todas as suas necessidades.
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar