Especial - A Bíblia
 
João: Alimentar a fé em Jesus Cristo.
Enviado por: Eldécio Luiz da Silva
Cursando Teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário
Diocese de Caratinga do regional Leste II Paróquia Divino - MG.
 
Leia os outros artigos
 

O evangelho de João é um dos últimos do NT. Acredita-se que tenha surgido na cidade de Éfeso. Como aconteceu com os demais evangelhos, o de João é resultado de muitas lutas e conquistas de uma ou mais comunidades.

Tradicionalmente aceita-se como autor desse evangelho o Discípulo Amado, figura que não aparece comesse nome e características nos outros evangelhos.

O Discípulo Amado foi identificado com João. Todavia, o evangelho não é fruto do esforço de uma pessoa isolada. Por trás desse evangelho está uma comunidade que nasceu de modo simples, foi crescendo e adquirindo um jeito próprio de ser e agir.

Não sabemos exatamente quando esta comunidade começou a existir. Ela se formou alguns anos depois da ressurreição de Jesus, e a princípio compunha-se de judeus convertidos a Jesus. Inicio, portanto, como a maioria das primeiras comunidades cristãs.

O Evangelho de João possui duas partes. Antes da primeira se encontra o Epílogo (1,1-18) no qual ele apresenta Jesus como palavra de Deus, anunciada e testemunhada por João Batista.

A primeira (1,19 – 12,50), caracteriza-se como “O Livro dos Sinais”, o que nos sinóticos é apresentado como milagres.

A segunda (13,1 – 20,29), apresenta-se “O Grande Sinal”, considerado a hora de Jesus, sua páscoa ou livro da glória.

No Epílogo (20,30-31) está a primeira conclusão de seu evangelho. Nele, o evangelho afirma a existência de vários outros sinais que não foram escritos. Ele ateve aos sete que simbolizam a totalidade.

O Apêndice, cap.21, é um acréscimo feito por ocasião em que as comunidades joaninas pediram a intervenção da comunidade dos apóstolos para a solução de seus conflitos.

João refere-se aos acontecimentos da vida de Jesus como, sinais, por estes significarem indicação para percorrer o caminho de uma realidade mais profunda. Seu objetivo é suscitar a fé em Jesus, mostrando quem Ele é, para que veio e como devem agir aqueles que o seguem.

Em cada sinal existe uma carência. Jesus vem saná-las.



 
 
xm732