Lucas: o Filho de Deus Salvador de todos os homens. |
Enviado por: Eldécio Luiz da Silva
Cursando Teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário
Diocese de Caratinga do regional Leste II Paróquia Divino - MG. |
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O terceiro evangelho, atribuído à Lucas desde o fim do séc. II, tem várias características:
● é o único evangelho que tem continuação em um segundo livro, os At.
● por sua língua e seu estilo, por seu modo de escrever e por sua mentalidade, a obra de Lucas pertence ao mundo helenístico.
● Lucas usa sem dúvidas, materiais da tradição, mas redige-os, depois de tê-lo selecionado e organizado.
Comparando o evangelho de Lucas com o de Mateus e, sobretudo com o Marcos, descobrimos alguns traços que lhe são próprios:
● sua língua: muito variada, é bem mais grega, pelo menos nas narrativas, sendo entretanto, acentuadamente mais semítica nas palavras de Jesus.
● estrutura com clareza seu escrito.
● estrutura o seu evangelho de um modo original.
Lucas é o único dos quatro evangelistas a iniciar seu livro com um prólogo, no qual explica seu objetivo e o método seguido para levá-lo a termo.
Ele escreve para o mundo grego de seu tempo e se apresenta como um historiador da época, com sua referência aos seus antecessores, com sua pesquisa das fontes e com sua preocupação de ordem na exposição.
Dedica seu livro a um certo Teófilo (Lc 1,3; At1, 1-2), certamente uma pessoa de posição, um mecenas de influência que certamente teria patrocinado a produção e a difusão da obra de Lucas, segundo o costume daquela época. Contudo é lendo sua obra que encontraremos os verdadeiros destinatários.
Provavelmente foi escrito nos anos 80 ou 90 dC.
Assim está dividida sua obra:
Prólogo: (1,1-4).
I – Preparação (1,5-4,13): revelação do mistério de Jesus.
1 – Duas infâncias (1,5-2,52) → João Batista e Jesus.
2 – Preparação da missão de Jesus (3,1-4,13).
II – Realização (4,14-24,53): a atividade libertadora de Jesus.
1 – Na Galiléia → Jesus na periferia do povo (4,14-9,50).
2 – Em viagem para Jerusalém → da periferia para o centro (9,51-19,28).
3 – Em Jerusalém: confronto com os poderosos (19,29-24,53).
a) Confronto com as estruturas e poderes da cidade (19,29-21,38)
b) Conseqüência do confronto (22-23).
c) A glória de Jesus (24).
Quem está por trás deste evangelho, a Igreja desde o séc. II, afirma que é o medico Lucas. Nos escritos de Paulo encontramos esse nome citado 3 vezes: Cl 4,14; 2Tm 4,11; Fl 24. Lucas seria o “querido médico” que acompanhava Paulo em suas viagens e com ele esteve preso nas perseguições.
Era, portanto um cristão de língua grega (talvez convertido por seu amigo Paulo), que escreve em Antioquia (Síria) ou na Ásia Menor (Turquia).
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