Mateus: “O Emanuel – Deus está conosco”. |
Enviado por: Eldécio Luiz da Silva
Cursando Teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário
Diocese de Caratinga do regional Leste II Paróquia Divino - MG. |
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O autor deste Evangelho, ao denominamos Mateus, é um escritor que usa processos estilísticos diferentes daqueles dos outros evangelistas, e também um teólogo que sintetiza a mensagem vivida em sua comunidade e a proclama a esta mesma comunidade.
Como todos os autores, ele usa um estilo e processos semíticos, herdados de uma tradição preexistente e reinterpretados em nova redação.
O que é mais notável no primeiro evangelista é o uso freqüente que ele faz do AT. O autor se refere a Escritura pelo menos em 130 passagens; destas, 43 são citações precisas.
Quanto a língua, Papias, bispo de Hieropólis, na Ásia Menor, diz que ele escreveu seu texto em hebraico.
Este Evangelho foi escrito em primeiro lugar para as comunidades cristãs da Síria e do Norte da Palestina, às quais o próprio autor pertencia. E esta comunidade nos parece estranhamente próxima de nossa Igreja pós – Vaticano II, com sua organização institucional, sua liturgia, seus dois mil anos de tradição.
Trata- se de uma comunidade cujo comportamento é marcado por tradições judaicas, particularmente no que diz respeito à liturgia. Por outro lado, o autor é provavelmente judeu pelo nascimento, pela educação e pela cultura. Ele se esforça por enquadrar em ambiente judaico as narrativas, o material e os documentos que conseguiu recolher sobre a vida de Jesus, já elaborados e comentados no seio das Igrejas cristãs.
Mateus apresenta Jesus como o Emanuel – o Deus Conosco. Ele é o messias que realiza todas as promessas feitas no AT. Essa realização ultrapassa as expectativas puramente terrenas e materiais dos contemporâneos de Jesus, que esperavam apenas um rei nacionalista para libertá-los da dominação romana. A comunidade por sua vez, reconhece em Jesus o novo Moisés.
Assim como Mateus vê atrás dos discípulos a imagem da comunidade, de maneira análoga ele ultrapassa a imagem de Jesus histórico para chegar ao Senhor vivo da comunidade. É sempre partindo da experiência do Senhor que vive na comunidade, que Mateus faz a exposição das tradições relativas a Jesus.
Assim está o Evangelho:
Prólogo – O mistério de Jesus: seu ser e sua missão à luz da ressurreição e da vida da Igreja – ou as narrações da infância (1-2).
1ª parte: Jesus proclama o Reino de Deus e prepara a Igreja (3-16): episódio central do AT ao NT (3-4).
1º O Reino de Deus chegou! (5-7).
● o sermão da montanha (5-7) - palavras e atos de poder.
● dez milagres (8-9) - palavras e atos de poder.
2º Jesus envia seus discípulos a pregar e parte ele mesmo pra pregar o Reino (10-12).
● discurso da missão (10).
● Jesus parte em missão (11-12).
3º A escolha decisiva diante da pregação do Reino ( 13,1-16, 12).
● discurso das 7 parábolas (13, 1-52).
● a caminho da confissão de Cesaréia (13,53-16,12).
2ª parte: A comunidade no Reino de Deus (17-28): episódio central ► a comunidade confessa seu Senhor (16,13-17,27).
4º O Reino de Deus passa do povo judeu pra a Igreja (18-23).
● discurso sobre a vida em comunidade (18).
● da Galiléia a Jerusalém ( 19-23).
5º A inauguração do Reino de Deus no mistério pascal (24-28).
● anúncio da vida definitiva do reino em Jesus (24-25).
● o mistério pascal inaugura o Reino (26-28).
São cinco discursos que estão divididos por dois episódios centrais, que por sua vez dividem o Evangelho em duas grandes partes.
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