Especial - A Bíblia
 
Estudo do Pentateuco
Enviado por: Eldécio Luiz da Silva
Cursando Teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário
Diocese de Caratinga do regional Leste II Paróquia Divino - MG.
 
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Na tradição judaica, os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados Torá, ou Torá de Moisés.

Torá significa orientação, exortação, mais tarde passou a significar Lei. Esses livros não são códigos legislativos, mas contém a maioria das leis bíblicas referentes a toda vida do povo.

Na tradição crista esses livros são chamados de Pentateuco. Penta = cinco, Teuchos = estojo onde se conservavam os rolos de papiro ou pergaminho.

Na realidade o Pentateuco é um único livro. Para facilitar o manuseio, esse grande livro, ou melhor, rolo, foi dividido em cinco partes. Não sabemos quando aconteceu essa divisão, mas podemos supor que foi feita na redação final do texto, ocorrida no séc. V aC. De fato, a tradução grega da Bíblia Hebraica, a Setenta, feita no séc. III aC, possui essa divisão.

O início dessa grande obra não cria maiores dificuldades. Começa com a criação do mundo, em Gn 1,1. A dificuldade está em precisar sua conclusão.

Alguns autores propõem acrescentar a esses cinco livros o livro de Josué, teríamos então um Hexateuco. A razão é que o Deuteronômio termina com a morte de Moisés e não narra a entrada na Terra prometida, essa só é contada no livro de Josué. Outros autores, ao contrario, preferem falar em Tetrateuco, excluindo o Deuteronômio, a razão é que o este livro é a introdução da chamada História Deuteronomista, que compreende os livros de Js, Jz, Sm e Rs.

Embora essa última proposta tenha, hoje, muitos adeptos, continuamos falando de Pentateuco.

Em relação ao autor, a tradição judaica, o NT e a tradição cristã sempre consideram Moisés o autor do Pentateuco.

As afirmações mais explícitas da autoria mosaica do Pentateuco aparecem em escritos judeus extrabíblicos, como a “Vida de Moisés”, de Filão de Alexandria ( + 45 dC ) e “Antiguidades Judaicas”, de Flávio José ( + 90 dC). 

Se Moisés não pode ser considerado o autor do Pentateuco, a quem atribuí-lo ?

Atualmente se admite que o Pentateuco é formado por quatro documentações ou tradições:

1º- o documento Javista, escrito no séc. IX aC no reino de Judá.

2º- o documento Eloísta, datado no séc. VIII aC e composto no reino de Israel.

3º- o documento Deuteronomista, também do reino de Israel, escrito pelo séc. VII aC.

4º- o documento Sacerdotal, composto durante o Exílio, no séc. VI aC.

Esses 4 documentos nasceram independentes um do outro e não foram unidos de uma só vez. Supõe-se pelo menos três redações do Pentateuco.

A primeira uniu os documentos Javista e Eloísta. Aconteceu no reino de Judá após a destruição do reino de Israel, em 722, aC pelos assírios.

Uma segunda redação aconteceu depois da reforma religiosa do rei Josias em 622 aC, acrescentando o documento Deuteronomista à redação anterior.

A terceira redação aconteceu durante o Exílio (589 – 539), ou logo depois, quando o texto anterior recebeu o acréscimo do documento Sacerdotal.

Portanto, o Pentateuco não é obra de Moisés, mas o resultado final da união de 4 documentos, escritos entre os séc. X ao VI aC.

A teologia de cada um dos 4 documentos estão assim distribuídos:  

  1. Javista: está presente nos livros de Gn, Ex,e Nm. Começa em Gn 2,4b e se estende até Nm 32. O texto base de sua teologia é Gn 12, 1-3, a vocação de Abraão.
  2. Eloísta: também se encontra em Gn, Ex, e Nm. O primeiro texto eloísta do Pentateuco é Gn 15 e o último é a pericope de Balaão, em Nm 22. A teologia está centrada na aliança que Deus fez com Abraão e especialmente com Moisés no Sinai.
  3. Deuteronomista: esta presente apenas no livro do Deuteronômio. O ponto central é a eleição divina: Deus escolheu Israel como seu povo.
Sacerdotal: começa em Gn 1,1 e se estende até Dt 34. portanto está presente em todos os livros do Pentateuco. Seu ponto central é a aliança do Sinai, com todas as suas leis que faz de Israel uma comunidade santa.

 
 
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