Especial - A Bíblia
 
Visão geral do Antigo Testamento
Enviado por: Eldécio Luiz da Silva
Cursando Teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário
Diocese de Caratinga do regional Leste II Paróquia Divino - MG.
 
Leia os outros artigos
 

O AT é um livro que se formou num período de tempo de mais de 1000 anos. Era a Bíblia de Jesus e seus Apóstolos. Mas no tempo de Jesus o AT ainda não tinha sido fixado na sua extensão definitiva. Só no Sínodo judaico da Jâmmia ( cerca do ano 90 d.C ) chegou-se a formação do cânon veterotestamentário.

O AT além de ser a parte mais importante da literatura hebraica, pertence aos documentos mais veneráveis da humanidade. Não pode ser compreendido se se prescinde da história do povo de Israel, da legislação que regulava sua vida e das suas formas de expressão. Nele está uma variedade de literaturas.

Contém 46 livros e está assim dividido:

Gênesis: traz reflexões sobre as origens do mundo, do homem, do pecado e do povo de Deus.

Êxodo: reflete sobre  a saída do povo hebreu do Egito sob a liderança de Moisés.

Levítico: chama-se assim porque traz as leis do culto e as obrigações dos sacerdotes e levitas.

Números: começa com a contagem do povo de Israel, faz um recenseamento.

Deuteronômio: traz as reflexões sobre a releitura da Lei e sua nova proclamação. Convida a uma vida de conversão, penitencia e fidelidade.

Estes 5  primeiros livros são chamados de “Penta -Teuco”, palavra grega que significa cinco livros. São chamados também de Torá (Lei) porque contém a Lei da Antiga Aliança.

Livros Históricos: são 16 livros que narram histórias do Povo e seus líderes, como por exemplo, Josué, Juízes, Samuel e os Reis.

Livros Sapienciais ou de Sabedoria: são 7 livros onde encontramos a expressão da sabedoria e dos sentimentos do Povo: ditados, poesias, cantos, orações, hinos, provérbios, nos quais o povo registra seus sentimentos e expressa sua sabedoria tirada da experiência da vida.

Livros Proféticos: são 18 livros que trazem a vida e a mensagem dos profetas, narram a formação do Povo da Bíblia com a vida, nome, lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo.

O AT era o livro lido nas primeiras comunidades.



 
 
xm732