Parte 2 - Reconhecimento do tu

São jogos que envolvem trabalhos com duplas, trios, quartetos, até o grupo todo, que avaliam o nível de comunicação e interação entre os participantes

Jogos correspondentes à 2ª fase da Matriz de Identidade (RECONHECIMENTO DO TU - fase da INVERSÃO DE PAPÉIS) são jogos que envolvem trabalhos com duplas, trios, quartetos, até o grupo todo, que avaliam o nível de comunicação e interação entre os participantes. Geralmente, os jogos dramáticos que exigem a construção de personagens se enquadram nesta fase.

Nesta classificação, envolvem contato físico entre as pessoas, sem se tornarem ameaçadores. Denominamos de Jogos Sócios psicodramáticos ou Jogos Grupais, visto que o Protagonista é o próprio grupo, sem deixar de avaliar a dinâmica de cada indivíduo. Há duas diretrizes: a invenção do indivíduo pelo indivíduo (EU COM O OUTRO) e a sua inter-relação com o grupo (EU COM TODOS).

Jogos de inversão de papéis: Abrange jogos em que a o desempenho de papéis, avaliando o nível de percepção e comunicação entre os indivíduos no processo de inversão. É a possibilidade de se colocar no lugar do outro e vice-versa, verdadeiramente.

Jogos de Identidade grupal / encontro: São jogos dramáticos grupais, com o intuito de promover a Identidade e coesão grupal, podendo, em alguns momentos, atingir o "encontro" que se traduz na fusão entre o Eu e o Tu de modo renovado, revitalizado e único.