Parte 1 - Reconhecimento do eu

São dinâmicas e jogos que abrangem características de senso percepção e princípio de comunicação

Jogos correlacionados à 1ª fase da matriz de identidade (Reconhecimento do eu - fase do Espelho), que abrangem características de senso percepção e princípio de comunicação, fundamentalmente. Dependerá da visão do Diretor em captar a dinâmica do grupo e de cada indivíduo (Eu e o Outro), para a inserção de jogos pertinentes ao momento, podendo apresentar contato físico ou não entre os participantes. Neste sentido, são apresentados desde jogos dramáticos sem contato até aqueles que envolvem um contato físico intenso.

A ênfase que se dá nesse tipo de classificação abrange jogos individuais e emduplas, mesmo envolvendo todas as pessoas. É o momento do desenvolvimento do papel propriamente dito (role - playing), não só de cada participante, como do grupo todo, podendo, dessa forma, obter uma visão global e distinta do grupo. Os jogos dramáticos que pertencem a este tipo são:

Jogos de percepção de Si mesmo: são jogos que avaliam a percepção de si próprios através de características como a sensibilização, de percepção e tipo de comunicação, dentre outras. Podem ser individuais ou em duplas.

Jogos de Percepção do Outro/Espelho: Geralmente envolvem duplas, possibilitando ao indivíduo perceber-se adequadamente através do outro. É o processo de se reconhecer (Reconhecimento do Eu). Em sua essência, corresponde à fase do Espelho. Jogos de Pré - Inversão: Neste tipo de jogo, os participantes iniciam o processo de Pré - Inversão, uma vez que não há a troca de papéis efetivamente, isto é, principio colocar-se no lugar do outro. Não se exige ainda a reciprocidade que permeia a inversão de papéis.