060. Jogo do naufrágio
1. MATERIAIS: não há.
2. INSTRUÇÕES:
a. Cada pessoa deve criar uma personagem e escrevê-la sucintamente ao grupo (sexo, idade, nome, profissão etc.).
b. O Diretor explica que todos vão participar de um pequeno cruzeiro marítimo. Obs.: Dependendo do numero de participantes pode-se dizer que o navio não tem tripulação, pois e tudo automatizado;
c. Feito o aquecimento especifico, as pessoas partem para a viagem. Após um determinado tempo, o Diretor explica que um temporal se aproxima e o navio vai de encontro aos recifes. Antes de afundar, entretanto, todos conseguem vestir o colete salva vidas e dirigir-se para uma ilha, sem dificuldades;
d. Começa a escurecer e devem providenciar um abrigo. Alguns estão com sede, outros com fome. A temperatura caiu. Percebem que não há possibilidade de serem
salvos;
e. No dia seguinte, por exemplo, pode-se providenciar o resgate dos participantes;
f. Comentários.
Nota: O Diretor introduz consignas de acordo com a dinâmica do grupo, avaliando o comportamento de cada um frente ao inusitado. Características como liderança, passividade, controle, campo tenso, ansiedade etc. podem ser observadas.