035. Alfândega

1. MATERIAIS: não há.

2. INSTRUÇÕES:

a. O objetivo de todos é passar pela alfândega. O Diretor explica que para isso, todos levarão "algo", e é através disso que poderão passar ou não;

b. O grupo em círculo, sentados, iniciando pelo Diretor, em sentido horário;

c. O grupo responderão sim ou não, de acordo com a percepção correta da senha escolhida. Por ex.: se for determinado que só "passa" ao citar coisas que comecem com a inicial do nome de cada um, compete os participantes

descobrirem a senha. Ex. de consignas: última letra do nome, objetos de couro, peças do vestuário do colega à direita, uma peça feminina, derivados do leite etc.;

d. Os que descobrem, não revelam ao grupo, mas podem participar ativamente, facilitando nas respostas, através de dicas;

e. Término do jogo, quando todos descobrem a senha;

f. Comentários.

Nota: É importante verificar se os participantes conhecem esse jogo, evitando possíveis contaminações. O Diretor, após um determinado tempo de jogo, deve facilitar as respostas, procurando imprimir uma dinâmica ágil, visto que a produção de campo tenso é comum. Pode-se alterar o tema do jogo, mantendo-se as mesmas características: Vou a Roma, posso? Viagem à lua, cruzeiro marítimo etc.