Colunas
 
São Vicente - A caridade acima de tudo.
Capitulo 4
Por: Julinei Nogueira de Almeida
Paróquia de São Pedro Sete Lagoas - Minas Gerais
E-mail: julinei@gmail.com
Msn: julinei@hotmail.com
 
Leia os outros artigos
 

Um homem do nosso tempo

Em 1652, Vicente mostrava-se um homem sensato com seus ideais, não criticou o absolutismo na época, mas tornou-se multiplicado aos esforços aos pobres. Durante este período, a França, encontrava-se em guerra. As províncias daquele país encontravam-se devastadas.

Com a ajuda das damas da caridade, organizou missionários e irmãs para os cuidados dos enfermos da guerra. Organizou sopas populares nas terras mais atingidas. Missionários se esforçavam e chegavam a encontrar quase 60 doentes em condições tenebrosas.

Ao se tratar de varias pessoas, as enviava ao Hospital de Calais, e transformou a casa de São Lázaro(Casa Mãe da Congregação da Missão), e a casa Mãe das Filhas da Caridade em centro de distribuição de sopas, assim conseguiram assistir a 800 refugiados da guerra e 1500 pobres diariamente, além das ajudas de primeiros socorros, que eram dividias em carniceiros e chapeleiros. Os religiosos também ajudaram, mas cada um, com a organização de Vicente de Paulo.

Com esta obra de caridade, este santo conseguiu em tamanha paciência, organizar multidões, em favor dos pobres. A astúcia e a audácia, fizeram com que ele fosse, reverenciado por todos. Este ato de amor para com os refugiados, vem a mostrar que São Vicente é um Santo para hoje. O mundo está em alto contraste; de um lado os países de primeiro mundo, de outro, os países subdesenvolvidos, ou, menores que isso. A guerra nos aflige a cada instante, refugiados chegam a cada minuto em um país e, fugindo da mais pobre miséria, em busca de um país justo, fraterno e igualitário. O dever de cada cidadão é amparar estes queridos do pai, e tratá-los com o devido respeito.

O sol deve brilhar para com eles, e não só as trevas. O nosso tempo, precisa de homens iguais a Vicente, capazes de se situarem em seu tempo, e mostrarem que o Reino de Deus não está longe do nosso alcance.



 
 
xm732