São Vicente - A caridade acima de tudo.
Capitulo 1 |
Por: Julinei Nogueira de Almeida
Paróquia de São Pedro Sete Lagoas - Minas Gerais
E-mail: julinei@gmail.com
Msn: julinei@hotmail.com |
|
Leia os outros artigos |
|
O dinheiro que ganho não é meu, e sim de Deus
Vicente de Paulo, durante a sua infância sempre obteve, diante da graça de Deus, a caridade. E o mais importante, nunca deixou a sua espiritualidade de lado. A partir da experiência vivida, diante do carvalho, com a Nossa Senhora, Vicente costumava passar horas, diante desta árvore, e junto daquela que o guiaria e levaria a santidade a algum dia.
Um belo dia, estava ele, caminhando de volta a sua casa, após longo trabalho junto ao campo, quando se depara com algo que comoveria seu coração. Um homem, estendido ao chão, mostrava sinais de cansaço, de miséria, uma calamidade, e a jovem criança ao presenciar, doa todo o seu dinheiro recolhido em seu trabalho árduo, eram suas economias, que o pai o pagava como se fosse uma mesada, teria ele, disposto de 30 Vinténs, que na época, era muito dinheiro, e entregado ao pobre rapaz, que estava a mercê da sociedade. E foi embora para casa com o sorriso no olhar e sabendo que estava fazendo algo tão generoso e gratificante.
Através desta caridade, podemos observar, a providência agindo, em Vicente, que se mostra, desde criança uma pessoa generosa, e de bom coração, o destino queria que acontecesse isto, para mostrá-lo, que os pobres, seriam seus mestres e senhores, por toda eternidade.
Seu ponto forte, para tal acontecimento, deve-se ao fato que, sua espiritualidade, sempre encontrava-se pela base, ao permanecer horas e horas, admirando a Nossa Senhora, que colocaste, em um gesto de humildade, em seu altar improvisando num Carvalho, para Virgem.
Atitude de coragem e despojamento, não era uma esmola, não era um desperdício, e sim uma alegria, uma manifestação do amor de Deus, que se fez presente durante toda a sua vida, mesmo nos momentos das dificuldades.
|