E ela foi assunta aos céus. |
Por: Julinei Nogueira de Almeida
Paróquia de São Pedro Sete Lagoas - Minas Gerais
E-mail: julinei@gmail.com
Msn: julinei@hotmail.com |
|
Leia os outros artigos |
|
Quando tratamos de assuntos Marianos a primeira coisa que nos vem a mente é a pureza e a simplicidade de Maria, mas quando lidamos com o nosso Salvador, Cristo, nos vêm a imagem de um ser humano que ama acima de tudo, e tem a misericórdia Divina. Cristo e Maria andam juntos. Dizia o Monsenhor Carlos, antigo pároco da Catedral de Santo Antônio: “Com Jesus Tudo, sem Maria nada.” Mas precisamos estabelecer pontos primordiais de nossa doutrina.
Um dos maiores, e a nossa principal razão da fé em Cristo é a sua ressurreição. Acreditamos e cremos na ressurreição dos mortos, esta é a nossa doutrina. Jesus faleceu e ressuscitou no terceiro dia, onde está sentado à direita do Pai, reza o nosso credo. Mas se tratando de Maria, há uma peculiaridade importantíssima que deve ser lembrada. Maria não foi ressuscitada, ela simplesmente assunta aos céus, ou seja, ela foi elevada ao encontro de Deus e de Seu Filho; Jesus Cristo. Diz no compêndio do Catecismo da Igreja Católica:
"Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo." A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos” (Parágrafo 966).
Maria então foi elevada aos céus em corpo e alma. Não para endeusá-la, mas simplesmente mostrar a todos, que ela é uma mulher que merece todo cuidado especial, por se tratar da Mãe de nosso Deus e por ser a virgem bendita, e para mostrar a todos nós, que jamais alguém terá a pureza que ela teve. Pensemos com carinho. Maria, é exemplo de fé e de vida para nós.
Mas somente ela teve a graça de ser elevada aos céus em corpo e alma. Somente o dia em que Cristo vier em sua glória é que teremos este ponto culminante que é a nossa elevação aos céus. Antes disso, teremos o nosso dogma principal da ressurreição, que é para nós motivo de Júbilo, pois vamos estar junto do Pai, santos e dos anjos do Senhor.
Que possamos ser como Maria, essa mulher que representa para nós, a simplicidade, humildade, ternura e compaixão. Viva a Mãe de Deus e nossa!!! Fiquemos na graça de Deus e no amor de Maria, afinal, “com Jesus TUDO, sem Maria NADA.”
|