Colunas
 
Matrimonio: Dom, santidade e compromisso
Por: Sebastião Gustavo Siqueira de Andrade
Diocese de Santarém Diocese de Santarém - Ministro da palavra e professor universitário
E-mail para contatos: gustavoandrade-15225@hotmail.com
 
 
Leia os outros artigos
 
Para enviar esse texto automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia os outros artigos
 
 

O dia do casamento é um momento de festa, alegria e de muita esperança. O Sonho de casar-se com a pessoa amada, a esperança de envelhecer juntos e, muitas outras ideias que surgem na véspera ou no dia em que o casal se consagra marido e mulher são intensas, porém não se mantém por toda a vida.

O casamento ou o Sacramento do matrimonio não se limita àquele momento de festa como muitos esperam. O casamento é a vivencia plena no amor, mas não do amor limitado à paixão, mas sim, e, principalmente, no amor divino aquele pregado por São Paulo à comunidade dos Coríntios: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Cor 13), o amor Ágape. Tantas e quantas decepções surgem no decorrer da vida do casal. Muitos, por sua vez, por acreditarem que no casamento não passarão por problemas e nem enfrentarão dificuldades, assim, quando passam por problemas de relacionamento se separam logo na primeira dificuldade.

Não são poucos os casais que se casam e depois de 01 a 02 anos se separam. Homens e mulheres que não buscam em Deus a força necessária para a vivencia do amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Cor 13). São muitos os casais que depois de um tempo não buscam mais no outro o sentido de suas vidas. É preciso viver intensamente o amor entre o casal. Muitas vezes o homem ou a mulher quando não estão mais felizes no casamento, buscam a felicidade fora dele, não é isso que Deus deseja, Deus quer que o homem - “Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol (Eclesiastes 9,9). Esposo e esposa Deus quer ver para sempre a união, a paz, o amor, a afetividade, generosidade entre o homem e a mulher que Ele escolheu para serem apenas um, pois depois de casados já não sois dois mas apenas um.

A primeira vocação do homem e da mulher é a santidade (Ef 4), no casamento é possível, mesmo diante dos problemas, viver a santidade, pois o matrimonio é Dom de Deus, e o Reino dos Céus chegarão aqueles que acolhem este Dom com muita responsabilidade e respeito ao chamado à vocação familiar.

Família berço da Santidade, berço do amor. Casamento Dom da felicidade. O pensamento e o coração do casal deverão manter-se firmes no proposito de comprometer-se com o projeto de família que Jesus os entregou no dia da cerimônia de casamento.


 
 
xm732