Colunas
 
Esmola quaresmal
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

Na mensagem de toda a quaresma, a recomendação é agir, porém, não com a finalidade de ser aplaudido pelos outros. A norma de ser luz fala da consequência da atitude de quem segue a Jesus. Há sempre a proposta de retorno a Deus, com três ações básicas: a oração, o jejum e a esmola. Nas palavras de Jesus, o mais importante não é o gesto externo, e sim a atitude interior com a qual realizamos nossas ações.

A esmola é muito recomendada no Antigo Testamento. O livro de Provérbios 19,17 diz que "quem se compadece do pobre empresta ao Senhor", Jesus não fala dela, mas fala de "um copo de água" dado em seu nome e de que seremos julgados pelo preceito capital do amor ao próximo. Os pequenos são irmãos de Jesus e tudo que fizermos ao faminto, ao nu, ao sedento, ao peregrino... estaremos fazendo a Ele. É mais que esmola. É amor fraterno, irmandade.

Existem vários tipos de esmola. É necessário que saibamos discernir sobre a necessidade do nosso próximo.

Um tem fome de pão, de alimento, de uma qualidade material melhor de vida.

Outros têm fome de um sorriso, de uma palavra amiga, de um consolo, de um abraço, de uma mão estendida.

Há aqueles que se satisfazem com um par de ouvidos que possam escutar o seu desabafo. Cabe a cada um de nós procurar descobrir a "esmola" que podemos ofertar

 
 
xm732