Colunas
 
Sob a proteção de Nossa Senhora
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

Começo de um novo ano. Tempo de olhar para trás somente para corrigir os nossos erros, porque a utilidade do erro é que o reconheçamos e tentemos corrigi-lo. Conforme Guy de Larigaudie, “todo erro é um trampolim para um amor maior” e o que nós precisamos é que o amor que cultivamos seja cada vez maior. Agora, o mais importante é olhar para frente e começar uma vida nova.

São Lucas, no evangelho do primeiro dia do ano, exalta Maria como modelo do discípulo: mulher que escuta a Palavra e põe em prática o que escutou.

A participação de Maria nas narrativas do nascimento e da infância de Jesus é muito discreta. Na condição de ‘serva do Senhor’, colaboradora no projeto de Deus a ser levado adiante pelo recém-nascido Jesus, assume uma postura contemplativa.

“Guardava tudo no seu coração” expressa discernimento feito pela mãe, a partir do que via e ouvia a respeito do filho. Afinal, ela não foi uma iluminada com conhecimentos privilegiados, que lhe permitiam entender tudo o que se passava. Tinha, sim, consciência da missão confiada por Deus. Porém, foi preciso engajar-se de corpo e alma para compreender a real dimensão do compromisso assumido. O desafio do discernimento acompanhou-a ao longo da vida.

A postura de Maria antecipa a atitude do discípulo do Reino. Este também é desafiado a discernir as palavras e as ações do Mestre para compreender as exigências do discipulado. Quanto mais for capaz de conhecer o coração do Mestre, tanto mais estará em condições de segui-Lo com fidelidade. Trata-se de um percurso existencial, feito com o coração, mais que com a pura razão.

É o caminho que leva à sabedoria do Reino, do qual Maria foi discípula exímia.

Aprendamos com Maria e, para isto, necessitamos humildade e coragem. E, também, discernimento.

Maria ficou cheia do Espírito Santo e abraçou, com amor, fé e coragem a causa que o Pai lhe confiara.

Peçamos a Deus que nos envie o Espírito Santo para que nos dê o dom do discernimento para que, como Maria, nós saibamos reconhecer o mistério do Pai na vida de Jesus, de quem somos seguidores.

 
 
xm732