Colunas
 
Santa Maria Mãe de Deus ilumine nosso ano de 2013!
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

Iniciamos o ano civil de 2013 sob a Proteção de Santa Maria Mãe de Deus. A Solenidade de Teotokos, instituída nesta data pelo Venerável Papa Paulo VI, nos introduz no mistério da nossa fé, em que professamos em todos os domingos e dias de preceito no Credo:  Creio  "em Jesus Cristo, seu Único Filho,Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria".

Celebramos a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no início do ano civil, para que os 365 dias do ano de 2013 sejam abençoados, guiados e protegidos pela Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe do Redentor, que se fez homem, para salvar o gênero humano e remir o pecado original.

Nunca se ouviu dizer que alguém, tendo recorrido à intercessão de Maria Santíssima, não tenha sido por seu amado Filho, Jesus Cristo, atendido.

Santa Maria, Mãe de Deus, confrontou a sua vida com a Palavra de Deus. O Santo Padre Bento XVI, em seu magnífico livro "A Infância de Jesus", recentemente lançado pela Editora Planeta, para a língua portuguesa, assim nos ensina: "Maria aparece como uma mulher corajosa, que conserva o autocontrole mesmo diante do inaudito. Ao mesmo tempo, é apresentada como mulher de grande interioridade, que conjuga o coração e a mente, e procura entender o contexto, o todo da mensagem de Deus. Assim torna-se imagem da Igreja, que reflete sobre a Palavra de Deus, procura compreendê-la na sua totalidade e guarda o dom dela na sua memória"(cf. fl. 35).

Na verdade, do Filho que será dado à luz pela Virgem, afirma-se na Sagrada Escritura: "chamar-se-á Filho do Altíssimo e o Senhor Deus dar-lhe-á o trono de Davi, seu pai; reinará na casa de Jacó eternamente, e o seu reino não terá fim"Lc 1,32-33); ao mesmo tempo que Maria é proclamada "a Mãe do Senhor".Lc 1,43) Daqui se segue logicamente que Maria é a Mãe de Deus, por ter dado a vida a um Filho, que no próprio instante da sua concepção, mesmo como homem, era rei e senhor de todas as coisas, pela união hipostática da natureza humana com o Verbo. Por isso muito bem escreveu São João Damasceno: "Tornou-se verdadeiramente senhora de toda a criação, no momento em que se tornou Mãe do Criador". E assim o arcanjo Gabriel pode ser chamado o primeiro arauto da dignidade real de Maria.

Ao celebrarmos a Festa de Santa Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe,  queremos saudar a Virgem Maria que levaste no teu seio virginal Aquele que os céus não podem conter. Graças a Nossa Senhora, a Trindade é glorificada e adorada em toda a terra; graças a Mãe do Redentor, o céu exulta, os anjos e os arcanjos se alegram, os demônios são afugentados, o tentador caiu do céu, os homens decaídos são elevados ao céu. Graças a Virgem Santa, o mundo inteiro, cativo da idolatria, chegou ao conhecimento da verdade, o santo Batismo é dado, com o «óleo da alegria» (Sl 45,8).

Que Maria Santíssima acompanhe e guie nossos passos em 2013 para que este ano da fé seja para rejuvenescer nosso discipulado do Redentor que armou tenda entre nós para nos salvar e nos abrir as portas do Céu!

 
 
xm732