Colunas
 
No diálogo do serviço generoso!
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

O servo de Javé é a pessoa justa que ofereceu a sua vida em expiação. Todos os batizados, neste mês missionário, devemos nos conscientizar de que somos chamados e vocacionados, na justiça e na paz, a oferecer a nossa vida POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO.

Mesmo glorificado, Nosso Senhor Jesus Cristo, continua nosso intercessor Porque ele é sempre o Sumo e Eterno Sacerdote que "é capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado"(cf. Hb 4,15).

Jesus nos ensina a sermos compassivos para com os que erram, para os que choram, para os que sofrem. Muitas vezes os "donos do mundo" impõem fardos pesados nos homens e mulheres, mais eles são os primeiros a não cumprirem com a compaixão e a solidariedade, que é da gênese do Evangelho.

O XXIX Domingo do Tempo Comum, pela palavra do Evangelista Marcos, nos apresenta Jesus que propõe algo muito difícil: servir, e não buscar ser servidos.

Para servir devemos ouvir, em primeiro lugar, a voz de Deus. O que Deus quer de cada um de nós? Antes de oferecer o sacrifício do altar, Deus nos chama a pedir perdão de nossos pecados, a sermos humildes, a abandonar o orgulho e a vaidade. A tônica de Tiago e João, parecem que continuam muito presentes no mundo e na Igreja. Muitos se preocupam apenas com os lugares de destaque, com o poder, com o carreirismo, destruindo os irmãos e nunca manifestando o generoso serviço do Evangelho que nos pede docilidade, abertura, diálogo. Em uma Igreja aonde a voz de seus membros é calada pelo autoritarismo ou pela auto-suficiência dos que a dirigem, não se vê o Evangelho proclamado e vivido na sua inteireza.

Jesus nos ensina a ouvir o irmão para depois servi-lo. Quem não é capaz de ouvir não é capaz de anunciar o Reino. Devemos ouvir as esperanças e as angústias dos que evangelizamos, dos que estão sob a nossa responsabilidade.

Ouvir e servir a Deus é partilhar a nossa fé. Só partilha Jesus quem como Ele seja capaz de ser solidário, dialogal, serviçal e humilde.

 
 
xm732