Colunas
 
Atitudes quaresmais: Ver e escutar!
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

Se o pecado impede o homem de chegar à santidade, o tema central da Liturgia do segundo Domingo da Quaresma, é exatamente a superação do pecado. Para superar o pecado, é condição essencial reconhecer-se pecador. Para tal, Deus nos chama: ver e escutar são atitudes fundamentais para o homem se converter. Não são únicas, na dinâmica da conversão, mas importantíssimas. Quem não consegue ver é um pobre homem; quem não consegue escutar, mais pobre ainda.

Naturalmente, não falo aqui de necessidades fisiológicas, mas espirituais. Olhar para dentro de si mesmo, escutar a vida, o barulho da vida que nos inquieta e nos faz tremer. Olhar para dentro, escutar o coração significa crer com aquela esperança de Abraão(Cf. Gn 15,5-12.17-18), com aquela confiança do Salmo 27: “Dominus illuminatio mea”.

“O Senhor é minha luz e salvação; a quem temerei?” A glória de Deus ainda não nos foi revelada como na Transfiguração (Cf. Lc 9,28b-36). Por enquanto, é na Fé que o Cristo se nos faz presente e quem vive na fé e nos sacramentos, mais e mais se transforma, se transfigura, se converte na Imagem do Senhor glorioso. É aos poucos que caminhamos, de curva em curva, como numa estrada sinuosa, caindo e levantando, sujando e lavando as mãos, errando e corrigindo.

Pois para levantar, para corrigir, para se transfigurar n’Aquele que por nós se entregou, é preciso ver e escutar. A experiência, o conhecimento e a compreensão da realidade (da nossa interioridade) nos chegam através do ver e do escutar. Jesus é para nós a Palavra de Deus Viva e a Verdade, o caminho e a vida. Só quando nos abrirmos, escutarmos esta PALAVRA com toda a força, no fundo do nosso coração, estaremos verdadeiramente VIVENDO.

Oxalá Deus nos dê a graça para esta visão e esta audição.

VER, OUVIR, PRATICAR OU OBEDECER, eis o sentido deste CHAMADO DE DEUS que nos é dirigido neste Segundo Domingo da Quaresma.

A oração da próxima Quinta-Feira nos ajuda a entender o sentido pleno desta mensagem, toda penitencial, toda quaresmal: “Senhor que amais a inocência e a restituís aos que a perderam, dirigi para vós os corações dos vossos servos, pelo fervor do Espírito Santo, para que sejam firmes na fé e eficientes nas boas obras”. Amém!



 
 
xm732