Colunas
 
Beato João Paulo II intercedei por nós!
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

“Vivorum memini nec possum oblivisci mortuorum”

Lembro-me dos vivos, porém não posso me esquecer dos mortos

Lembrando desta frase em latim, deixo aqui o meu testemunho de alguns encontros especiais com o Papa João Paulo II. E como é agradável recordar esta longa convivência com este Papa Santo!

Em primeiro lugar minha gratidão a esse tão querido e saudoso Papa que  a pedido de Dom Juvenal Roriz, na  época  Arcebispo de Juiz de Fora, conferiu-me o título de Monsenhor  Capelão  de  Sua  Santidade e depois a honra de  Prelado.
Apresentado pelo mesmo saudoso e magno Arcebispo e por outros e outras pessoas, escolheu-me para ser Bispo Auxiliar em Juiz de Fora. Confiou-me, posteriormente, os cuidados pastorais na Diocese de Luz, como Bispo Coadjutor e depois  como  Bispo  Diocesano. E em 2001 promovido para Juiz de Fora como Arcebispo Metropolitano.

Tive a oportunidade de estar pessoalmente com ele dezessete vezes e desses  encontros  trago na memória  profundas  recordações  do Papa  João Paulo  II como o “HOMO DEI , o homem de Deus: homem  jovial,  alegre, otimista.

João Paulo II sabia aproveitar, com muita competência, as oportunidades dos momentos de encontros para  alguma  brincadeira ou descontração. Certa vez, após uma concelebração com ele, em Castel Gandolfo, uma senhora que completava seus cem anos de existência e participava da Santa Missa, foi cumprimentá-lo. Tudo dentro dos protocolos exigidos. Após beijar a mão do Papa, exclamou em alta voz: “agora, Santo Padre, realizou o meu grande desejo antes de morrer - pedir e receber a sua bênção. Agora, posso morrer tranqüila.” O Santo Padre, abrindo os braços exclamou: “mas não aqui”. O que provocou espontânea gargalhada entre os presentes.

Em outra ocasião, participava de um almoço com ele, e outros Bispos, por ocasião da “Visita ad Limina Apostolorum”. Havia entre nós um Bispo de pequena estatura no meio de dois muito altos. O Papa João Paulo, que conversava conosco, disse: “até dois grandes castiçais!” parece o que se vê em altares antigos: um santinho entre eles.

João Paulo II foi um homem cordial, paterno, amigo, fraterno: após ter feito uma cirurgia,  não  podendo  ficar  muito tempo sentado,por causa das dores, numa outra “Visita ad Limina” no encontro pessoal previsto ,  que  durava  quinze  minutos, convidou-me para  andarmos em volta da mesas do grade salão em que me atendia .Assim,segurando em meu  braço, conversamos  o  tempo  todo . Por que não durou mais aquele encontro? Jamais me esquecerei destes minutos felizes em minha vida!

João Paulo II homem conhecedor dos problemas do mundo: Em um dos almoços com os Bispos do Regional a que eu pertencia, numa conversa descontraída, como  demonstrava   conhecimento  da realidade social, econômica  e  religiosa do Brasil ?  Parecia estar mais por dentro de nossos  problemas do que nós mesmos!...- Reforma Agrária, do Movimento dos Sem  Terra , da  Catequese , Ensino Religioso, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, Vocações etc.etc.  Como  foi  gostoso  aquele  colóquio  de três horas !... Com que atenção e interesse ele nos  escutava ?

João Paulo II foi um Homem de profunda vida de oração e espírito de sacrifício: assim o  percebí, em  sua  Capela  particular, ante da celebração da Santa  Missa. Uma hora de profunda oração, ajoelhado em seu genuflexório. Numa Procissão de “Corpus Christi”, em que eu estava presente em Roma impressionou-me a disposição do Santo Padre. Já alquebrado pela idade e pelo seu estado de saúde, após a Missa na frente da Basílica de São João de Latrão, com uma longa pregação, foi ajoelhado em um genuflexório até a Basílica de Santa Maria Maior, percorrendo a Via Merulana. No momento de ajoelhar-se, esforçou-se para retirar a almofada que estava sob seus joelhos.

João Paulo II foi Homem sábio: demonstrava essa sabedoria pelas suas falas, seus discursos, suas pregações e seus escritos, suas Exortações e entre elas a “Pastores dabo vobis”.

João Paulo II Homem simples, homem do povo: semelhante a Jesus,conservando sua  personalidade  firme , sua  identidade como Sumo Pontífice, Pastor Universal   nos deu o exemplo do que seja ser “SAL  DA  TERRA ,  LUZ  DO  MUNDO  E  FERMANTO  NA MASSA, pede  o  Senhor  Jesus . Por  isso  “Santo  Súbito” , gritou  o  Povo de Deus, ontem e  hoje. Assim estava e estou convicto do  Homem de Deus que hoje VENERAMOS.

Desde outubro de 2008,quando estava na ativa,compus esta simples oração para o Povo de Deus rezar: “Santo Padre, João Paulo II, o Senhor que foi o precursor da caminhada da Igreja no mundo contemporâneo, beijando e abençoando Terras distantes, trazendo o Vaticano para junto delas, pedimos agora, interceda por estes povos tão necessitados do seu auxílio. Peça ao Deus Uno e Trino, ó querido Papa, por todos nós e em especial por mim, com esse pedido...NN................ que  agora  lhe  faço   nesta  oração .  Seja  intercessor  em  nossa  caminhada  de  fé .para  que  possamos  alcançar  a graça da Salvação “ Amem.



 
 
xm732