O Carnaval teve a sua origem em festas romanas, com seus “Carros Navais”, festejando conquistas ou outros feitos romanos. Depois, festas populares, no início de cada ano, fazendo críticas às autoridades da época. Daí começaram a aparecer as “Máscaras”, os mascarados. Mais tarde,na era cristã, os cristãos faziam festas antes dos quarenta dias, que depois tomaram o nome de Quaresma, iniciando uma preparação para a celebração da Páscoa.
Como, durante a Quaresma os cristãos deviam fazer a penitência e observar a abstinência de carne, de início foi uma celebração religiosa, aos poucos também, foi degenerando-se. Tornou-se no dito popular, a DESPEDIDA DA CARNE. No latim, CARNE, VALEI! Ó carne, adeus! Daí se originou a palavra CARNAVAL. O Carnaval, na sua origem, - não com este nome – era uma festa comemorativa de algum feito importante e, depois, na era cristã, um momento de preparação para a Páscoa.
Hoje, para muitos, ao que parece, o carnaval se tornou realmente uma festa da carne se contrapondo à festa do espírito, da pessoa humana. A liberdade, dom precioso dado ao ser humano pelo seu Criador não é respeitada, nem valorizada, mas desvalorizada, tornando, o ser humano, pior do que o animal irracional e até mesmo inferior aos instintos. O sexo, também obra de Deus, é desrespeitado, abusado, usado desenfreadamente, de uma maneira pior que os próprios animais irracionais, como busca única e exclusivamente com prazer. É a busca de uma alegria que termina na quarta-feira como verdadeira cinza do tempo que passou.
As pessoas, que relativizaram os valores morais do Evangelho, se esquecem dos problemas seus e dos outros e se dedicam à orgia, como se esta fosse à solução para todos os males. Infelizmente, não é. E, como tudo é permitido, muitas pessoas se tornam escravas de seus instintos, prejudicam-se, prejudicam outras pessoas e, quando tudo passa, vem o arrependimento, um vazio enorme, um coração insatisfeito. Isto, quando o arrependimento vem, porque parece que muitos ficam dopados e se esquecem do que fizeram de mau.
Algumas pessoas ficaram tão viciados no carnaval que inventaram, em cada região, o carnaval fora de época.
É hora de uma reflexão séria, profunda e comprometedora. O mundo não pode afastar-se de seu Criador. Para aqueles que acreditam em Deus é preciso seguir fielmente os ensinamentos de seu Filho Jesus, empenhando-se cada vez mais na luta pela paz, pela saúde, pela solidariedade, pela justiça, pela fraternidade, por uma vida melhor, pela vida do nosso Planeta Terra(Campanha da Fraternidade de 2011).O mundo está precisando de Deus, de oração, de viver cada dia trabalhando pela paz, pela saúde dos irmãos, por uma vida melhor para cada um.
Infelizmente, grande parte da humanidade, diante das mazelas do mundo sem Deus e das violências oriundas da própria guerra em terras distantes e perto, se refugia na orgia, mas isto só cria um círculo vicioso, como o do bêbado visitado pelo Pequeno Príncipe, que bebia para esquecer que é um ébrio.
Que os homens de boa vontade se encham de coragem e encontrem uma maneira de mostrar ao mundo que estamos trabalhando contra nós mesmos, não sabendo usar o dom da liberdade que Deus Criador nos concedeu.
A Ressurreição de Jesus, a sua e a nossa Páscoa, para o qual nos preparamos é um verdadeiro e importante acontecimento que o Pai preparou para nós. Vamos comemorá-lo condignamente!
|