Colunas
 
Rezemos pelos nossos padres
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

O dia 4 de agosto é dedicado ao padre porque é data da morte de São João Maria Vianney, que foi canonizado em 1925 e nomeado modelo e patrono do clero paroquial, particularmente do pároco, que é o pastor próprio de uma comunidade eclesial chamada Paróquia.

Padre João Maria Vianney ingressou no Seminário de sua diocese francesa, mas não tinha conhecimento geral. Nasceu de família pobre e não teve acesso a escolas ou outros conhecimentos de primeira linha como seus companheiros de Seminário.Todos se riam dele porque se julgavam em um nível muito acima da sua inteligência. 

Entretanto, a sua vocação era latente e o seu bom coração comoveram seus superiores que, depois de muita oposição, resolveram ordená-lo padre.

Deram-lhe uma paróquia pequena, distante e pobre, temendo que ele não pudesse enfrentar uma responsabilidade maior. Era a cidade de Ars, na França e ele ficou conhecido como o Santo Cura d'Ars. Foi um confessor tão sábio, caridoso e humilde, que as pessoas vinham de longe para se confessarem com ele e ouvir os seus conselhos.

Considerado modelo do padre, em geral, notamos que a vida do padre, como a dele, é uma constante dedicação a sua Igreja, a sua comunidade, a família de Jesus Cristo que são todos os batizados.

Se temos conhecimento de alguma infidelidade ao celibato por parte de algum sacerdote, não vamos generalizar tal situação. Aquele que assim procede, rezemos e vamos torcer para que ele reveja a sua vida, a sua trajetória ministerial. Os padres têm a sua família biológica(pai, mãe,  irmãos, etc) e que, na medida do possível dão assistência a ele, porém a família a que ele se dedica por inteiro são os seus paroquianos.  É por isto que devemos amar, respeitar e rezar pelos nossos queridos padres, pois, a sua tarefa é uma cruz pesada, mas também grandiosa e agradável a Deus.

Como as ovelhas amam o seu pastor, amemos nossos padres, tão dedicados à messe do Senhor e rezemos para que nunca falte a nenhum deles a alegria de servir ao Evangelho de Jesus Cristo!



 
 
xm732