"Onde estiver o vosso tesouro, ali estará o vosso coração." (Lc 12,34) |
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG. |
|
Leia os outros artigos |
|
A aquisição de bens necessários para viver se torna ansiedade contínua e pesada, se não é precedida pela busca do Reino, isto é, a promoção de relações de partilha e fraternidade.
Esperando continuamente a chegada imprevisível do Senhor que serve, a comunidade cristã permanece atenta, concretizando a busca do Reino, através da prontidão para serviço fraterno.
A participação na celebração da Eucaristia e na escuta da Palavra nos torna atentos e vigilantes na espera do Senhor.
Como cristãos, somos chamados às exigências de viver como filhos de Deus, como irmãos, como promotores da justiça e da paz.
Deus vem a nós de maneira constante. Vivemos aguardando e recebendo sua vinda. Isso sempre ocorreu através dos acontecimentos históricos e dos sinais permanentes de sua presença, que revelam e nos educam para um encontro mais definitivo e pleno.
Podemos perder múltiplas ocasiões e oportunidades de descobrir a presença de Deus, por não estarmos atentos e vigilantes.
O que de fato esperamos da vida? Cristo pode expressar e realizar essa esperança. Mas o cristão não espera pelo desconhecido, por um mistério ignorado, mas por um Deus que já se deu a conhecer.
Quem tem fé forte e amor vivo, espera vivendo fielmente as realidades humanas, divinizadas pelo mistério de Cristo, pronto para encontrar-se na plenitude com o Senhor. Esperar é uma das características da vida cristã, condição natural de quem crê. Espera-se vivendo a fé. É impossível viver como discípulo e não estar vigilante
|