Rezar é preciso |
Por: Pe. Elílio de Faria Matos Júnior
Vigário Paroquial da Paróquia Bom Pastor
Juiz de Fora, MG |
|
Leia os outros artigos |
|
O mês de outubro é dedicado pela Igreja católica ao Rosário de Nossa Senhora.
Trata-se de uma oração muito conhecida e estimada, de longa data, pelos fiéis católicos.
Uma oração de fisionomia mariana e de âmago cristológico, pois que traz, na sobriedade de seus elementos, "a profundidade de toda mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio" (João Paulo II, Carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, n.1).
Pela recitação fervorosa do Rosário ou do Terço, a fé tem sido propagada, robustecida e aprofundada, e a vida de muitos tem encontrado o sentido e a razão do existir.
Ao longo da história da Igreja, são muitos os testemunhos da eficácia da oração do Rosário.O tema da oração é de inegável importância para a vida humana. Os animais irracionais não rezam, mas o ser humano sim. Isso porque o homem é fundamentalmente aberto à Transcendência. Não se contenta com nada que é finito.
E a oração é a elevação da alma, é o suspiro pelo Eterno, é o encontro com Deus.Uma das características da sociedade moderna é a secularização, que outra coisa não é senão um movimento de volta para o mundo.
Voltar para o mundo, reconhecer-lhe a realidade e a beleza e valorizá-lo como convém não são em si mesmas atitudes más. O perigo está em se tornar prisioneiro do mundo, em agarrar-se em suas malhas finitas e perder a capacidade da ultrapassagem, da elevação, do olhar superior. Não devemos nunca esquecer o que disse São João da Cruz, grande místico e doutor da Igreja: "Um só pensamento do homem vale mais que todo o mundo; portanto, só Deus é digno dele".
A vida moderna, com todo o desenvolvimento científico-técnico de que hoje dispomos, corre facilmente o perigo de fazer do homem um prisioneiro do finito, que jamais poderá preenchê-lo. A oração vem em nossa ajuda, fazendo-nos ver que há uma Realidade (Deus) que dá o verdadeiro sentido a todas as coisas, uma Realidade capaz de entender o homem em todas as suas questões, uma Realidade que é Inteligência e Amor eternos!
O homem que reza nunca está sozinho. Pela oração estamos bem acompanhados, estamos na presença d'Aquele que, sendo Inteligência infinita, pensou em cada um desde toda a eternidade, e, sendo Amor sem limites, deu-nos a existência e guia, por Cristo e pelo Espírito, os nossos passos para a felicidade completa em seu Reino.Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, mestra da vida de oração, ensine-nos, no mês do seu Rosário, a ser pessoas que rezam! É preciso rezar, pois que oração há de salvar o mundo!
|