Entre a morte e a Ressurreição
Conclusão |
Por: Pe. Elílio de Faria Matos Júnior
Vigário Paroquial da Paróquia Bom Pastor
Juiz de Fora, MG |
|
Leia os outros artigos |
|
Na medida de nossas limitações e do tempo disponibilizado para esta palestra, tentamos transmitir algo do pensamento escatológico de Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, pensamento este rico e multifacetado, que não se deixa apreender só de um golpe de vista.
Esperamos que através de nossa palestra tenha reluzido algo da potente luz que emana do pensamento teológico de Joseph Ratzinger sobre a questão que envolve o mistério do “entre a morte e a ressurreição”. Ratzinger mostra com acuidade a coerência da tradição eclesial sobre a temática, apresentando-nos o que julga indispensável na compreensão do artigo da fé que professa a ressurreição da carne. A seus olhos, não se sustentam as novas teses que, muito presentes nos ambientes teológicos, não levam suficientemente em consideração uma reta concepção do tempo e da eternidade, da relação da alma com o corpo, e da própria corporeidade.
Cremos, por fim, que o que distingue o teólogo Ratzinger é o seu cuidado em ser fiel à Esposa do Cordeiro, a Igreja, depositária viva da Revelação, e, ao mesmo tempo, atender às exigências mais profundas do pensamento e das questões que este lança à própria fé. Pensar a fé, eis o que se pode dizer da tarefa que Ratzinger se impõe a si mesmo.
BIBLIOGRAFIA
Principal:
- RATZINGER, Joseph. Escatología: la muerte y la vida eterna. Barcelona: Herder, 1984.
- ___________. Entre a morte e a ressurreição. Communio, ano I, n. 1, p.67-86, jan./fev. 1982.
Secundária:
- COMISSÃO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA. A esperança cristã ma ressurreição: algumas questões atuais de escatologia. Petrópolis: Vozes, 1994.
NOCKE, Franz-Josef. Escatologia. In: SCHNEIDER, Theodor (org). Manual de dogmática. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
|