O rei Salomão diante de um enigma

Mensagens e historinhas para catequese

Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Certa vez, a rainha de Sabá recebeu uma importante visita: O rei Salomão, o homem mais sábio da época.

A rainha lhe propôs um enigma: Conduziu-o até um dos aposentos do seu palácio, que os artesãos haviam enchido de flores artificiais. Era como se, num prado maravilhoso, flores das mais variadas espécies e dos mais diferentes aromas oscilassem suavemente ao sabor de uma brisa.

A rainha disse ao rei Salomão: "Uma dessas flores é natural. Pode me dizer qual é?" Salomão olhou atentamente, lançou mão de todos os recursos de sua sensibilidade, mas não conseguiu apontar a flor natural.

Então rezou a Javé, em seu coração, e lhe veio uma ideia. Disse à rainha: "Posso abrir uma janela?" Com a permissão, ele abriu e eis que uma abelha entrou e pouso na única flor natural que havia ali.

Frequentemente acontece de a tentação querer nos enganar, ou nos colocar diante de um enigma, a fim de cairmos nas suas garras. Mas, se na hora rezarmos, como fez Salomão, o Espírito Santo nos tornará como as abelhas, dando-nos o dom do discernimento.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com