O buraquinho do trinco da porta

Mensagens e historinhas para catequese

Maria, dentro da Igreja, teve a função mais bonita: Dar-nos Jesus. E ela fez isso com muito amor.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Havia, certa vez, uma senhora que participava da Missa todos os domingos e também alguns dias na semana. Um dia, toda a Comunidade paroquial foi convidada para participar de uma assembleia, na qual ia haver o revezamento de pessoas nas pastorais.

No início, o padre e alguns líderes tomaram a palavra, dizendo que a, sendo a Comunidade, um corpo ministerial, todos deviam assumir uma função.

Aquela senhora ouviu tudo com atenção, mas achou que não tinha condições de assumir nenhum dos serviços apresentados, devido ao seu tempo escasso e às condições de saúde. Ela ficou triste com isso, mas o que fazer?

Dias depois, numa noite, ela estava saindo da igreja e viu o sacristão fechando a porta da frente. Ele ten-tava descer o trinco de baixo, mas não conseguia porque o buraquinho estava entupido, cheio de terra. Então o sacristão deixou sem descer o trinco, ficando a porta presa apenas com o trinco de cima. Vendo a cena, a mulher tomou a decisão: Virei aqui todos os dias, com uma chave de fenda, e limparei este bura-quinho. Assim ela fez, e sentiu-se feliz por descobrir o seu ministério na Comunidade, que era limpar o buraquinho do trinco da porta.

A Igreja é ministerial. Ela é como um time de futebol. A diferença é que no time há apenas onze funções, e na Comunidade há milhares. Vamos descobrir o nosso ministério, mesmo que seja limpar o buraquinho do trinco.

Maria, dentro da Igreja, teve a função mais bonita: Dar-nos Jesus. E ela fez isso com muito amor. Santa Mãe da Igreja, rogai por nós.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com