Não coma mais açúcar

Mensagens e historinhas para catequese

Quando falamos de uma maneira e vivemos de outra, nossas palavras não tem mais valor

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Certa vez, uma mãe levou seu filho de sete anos até um sábio, e pediu: "Por favor, diga a este menino para não comer mais açúcar!" O sábio olhou demoradamente para a criança, fez uma pausa e nada lhe disse. Depois falou para a mãe: "Por favor, retorne aqui com o garoto daqui a uma semana".

A mãe pegou na mão do filho e foram embora. Uma semana depois, ela voltou, trazendo o menino. Então o sábio olhou novamente nos olhos do garoto e disse-lhe: "Não coma mais açúcar". E fez gesto dizendo que podiam ir.

A mulher agradeceu e foi saindo, mas quando estava na porta, voltou-se para traz e perguntou ao sábio: "Por que o senhor me pediu uma semana, se poderia ter dito a mesma coisa quando eu vim aqui na semana passada?" O sábio respondeu: "É porque até aquele dia eu ainda comia açúcar".

Com que moral aquele sábio iria pedir ao menino para não comer açúcar, se ele comia? Isso vale para todos nós que dizemos boas palavras para os outros. Aquilo que não vivemos não "pega" em ninguém. Entra por um ouvido e sai pelo outro. A culpa não é do ouvinte, mas nossa. A pessoa percebe quando nós não vivemos o que falamos.

Maria Santíssima falou pouco, mas tudo o que falou, ela vivia. Santa Maria, rogai por nós!

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com