A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Semente que cai em terra boa
Mensagens e historinhas para catequese
A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela cresce dentro de nós sem percebermos.
Índice: Leia os outros contos para catequese
Certa vez, em um mosteiro, um noviço procurou o mestre e lhe disse: "Sr. Padre, estou preocupado. Minha memória é muito fraca. Eu não consigo guardar o que o senhor fala nas palestras e não guardo nem as leituras bíblicas que faço. Esqueço tudo. Esforço-me ao máximo para guardar, mas logo esqueço. Este é o meu grande problema".
O mestre tinha em seu quarto dois cântaros vazios, que estavam no chão em um conto do quarto, bem empoeirados. Ele disse ao noviço: "Por favor, pegue um desses cântaros, vá ao riacho e lave-o. Depois de limpo, enxugue-o bem e traga aqui".
O noviço foi e fez direitinho conforme determinado. Ao chegar, o mestre lhe disse: "Coloque o cântaro novamente ao lado do outro". Ele o colocou. O mestre lhe perguntou: "Qual dos dois cântaros está mais limpo?" "É este que eu lavei", respondeu o jovem. Então o padre explicou:
"No entanto, meu caro, nós não estamos vendo a água que o lavou. Também aquele que lê ou ouve alguma coisa boa, o importante é estar com o coração aberto, porque assim, mesmo que não se recorde das palavras, o ensinamento vai para o coração e se transforma em atos. O importante é que o seu coração esteja puro, tão limpo como este cântaro!"
A lição é clara, e vale para todos nós. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela cresce dentro de nós sem percebermos. Todas as mensagens boas que ouvimos são como o pão que comemos. Ele desaparece mas nos alimenta. São também como a semente que, quando semeada, desaparece na terra, mas dela surge a planta.
"Feliz aquela que acreditou" disse Santa Isabel a Maria Santíssima, "pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!" (Lc 1,45). Que a nossa Mãe do céu nos ajude a nos abrirmos à Palavra do seu Filho.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com