A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
As penas da galinha
Mensagens e historinhas para catequese
A fofoca se espalha de forma incontrolável e não conseguimos nem saber o tamanho do mal que causamos à pessoa.
Índice: Leia os outros contos para catequese
Certa vez, uma senhora contou para S. João Vianney que tinha falado mal de uma vizinha. O padre deu-lhe a seguinte penitência: "A senhora vá a sua casa, pegue uma galinha, mate-a e coloque as penas numa vasilha. Depois suba na torre da igreja e jogue as penas para baixo. Em seguida volte aqui".
A mulher fez direitinho conforme o padre mandou e depois voltou a ele. S. João Vianei lhe disse: "Agora a senhora vá, recolha todas as penas e traga-as aqui para mim". "Impossível", reagiu a senhora. "O vento já levou para longe as penas!"
O padre então concluiu: "Assim é a fofoca. Ela se espalha de forma incontrolável e não conseguimos nem saber o tamanho do mal que causamos à pessoa. E depois de feita a fofoca, é impossível voltar atrás, pois não sabemos quais as pessoas a quem ela chegou, a fim de procurá-las e desmentir".
Essa mulher certamente nunca mais fez fofoca.
A maledicência é como jogar pedras em uma pessoa (Cf Jo 8,1-11, o caso da mulher adúltera).
Vamos depositar as nossas pedras aos pés de Cristo, em vez de as jogar nos outros, pois elas poderão voltar a nós.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com