A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Jornaleiro rude
Mensagens e historinhas para catequese
Se alguém é grosseiro conosco e nós o tratamos do mesmo modo, estamos assumindo-o como nosso mestre.
Índice: Leia os outros contos para catequese
Certa vez, um senhor saiu de casa cedo e estava indo para o serviço, junto com um amigo. Ao passar por uma banca de jornal, parou e cumprimentou amavelmente o jornaleiro. Este, sem nem responder, pegou o jornal e jogou na frente dele estupidamente. O senhor pegou o jornal, pagou, e agradeceu com um sorriso, desejando-lhe bom fim de semana.
Continuando a caminhada, o colega comentou: "Rude aquele homem, hein? Ele sempre trata você assim?" "Todos os dias ele me trata desse modo", respondeu o homem. "E você sempre polido e amigável com ele, como foi agora?" indagou o amigo. O companheiro respondeu: "Sim. Eu não quero que ele decida como eu devo agir".
De fato, se alguém é grosseiro conosco e nós o tratamos do mesmo modo, estamos assumindo-o como nosso mestre. Justamente esta pessoa que não merece ser nosso guia de conduta, pois é mal-educada. Se tratamos uma pessoa do jeito que ela nos trata, estamos tomando-a como a nossa mestra de vida e de comportamento.
A nossa gratidão a Deus e ao próximo caminham juntas. Quem é grato a Deus, é também grato e amigável com os outros, e vice-versa.
Peçamos a Maria Santíssima que nos ajude a ser sempre gratos e polidos, ela que agradeceu a Deus com um hino tão bonito, o Magnificat.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com