A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
A última pregação de S. João Evangelista
Mensagens e historinhas para catequese
Filhinhos, amai-vos uns aos outros!
Índice: Leia os outros contos para catequese
O Apóstolo João, após a ascensão de Jesus, foi morar em Éfeso, e Maria Santíssima morava com ele, a pedido do seu Filho Jesus. João viveu quase noventa anos. Quando já estava velhinho, ele se locomovia numa cadeira de rodas. Toda a Igreja tinha um carinho especial pelo "Apóstolo que Jesus amava".
Na hora da Missa dominical, era João que fazia a homilia. Afinal, ele é considerado um dos maiores oradores e escritores de todos os tempos.
Num domingo, terminada a proclamação do Evangelho, o Apóstolo veio à frente para falar. Com seus cabelos grisalhos, semblante alegre e olhos brilhantes, ele olhou para a Assembléia e disse, pausadamente: "Filhinhos, amai-vos uns aos outros!" Em seguida movimentou sua cadeira e voltou para o seu lugar no presbitério, dando sinal ao Presidente da Celebração que podia continuar a Missa. O povo, que mal tinha se sentado para a homilia, levantou-se para o "Creio em Deus Pai".
No domingo seguinte, ele fez a mesma coisa. No outro também. Alguns começaram então a pensar: Coitado! Ele caducou! E a notícia correu de que o querido e último Apóstolo ainda vivo, tinha ficado caduco.
Isto chegou aos ouvidos de João. Então, no domingo seguinte, ele repetiu a mesma frase, depois explicou: "Eu não estou esclerosado, como alguns pensam. Depois de muito refletir sobre os ensinamentos de Jesus, cheguei à conclusão de que toda a sua doutrina se resume neste mandamento. E percebo que muitos preferem apegar-se a coisas periféricas, deixando de lado o principal. É por isso que resolvi falar só esta frase".
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com