A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
São Bento Labre
Mensagens e historinhas para catequese
Os pobres e necessitados são membros da nossa família, a família dos filhos e filhas de Deus.
Índice: Leia os outros contos para catequese
S. Bento Labre é italiano e viveu no século XIII. Ele é comemorado no dia 16 de abril. Seus pais eram ricos senhores feudais e tinham escravos. Eles se diziam cristãos, mas era grande o contraste entre o Evangelho e a maneira como tratavam os escravos, que viviam no porão do castelo, na maior miséria, enquanto a família, lá em cima, vivia no luxo e na abundância.
Bento, na medida em que foi crescendo, foi percebendo que aquele procedimento dos pais não batia com a fé cristã que diziam ter. Discutia com eles, mas não conseguia convencê-los.
Quando se tornou jovem, resolveu tomar uma atitude radical. Numa noite, vestiu roupas de mendigo e saiu de casa escondido. No outro dia, os pais o procuraram por toda parte e não o encontraram. Principalmente sua mãe ficou na maior tristeza pelo desaparecimento do filho, sem saber o que havia acontecido com ele.
E Bento passou a perambular de cidade em cidade, dormindo nos porões e pedindo esmolas.
Depois de alguns anos, voltou para casa. Mas estava magro, doente, cabeludo, barbudo... Tão desfigurado que não foi reconhecido por ninguém no castelo, nem pelos pais.
Pediu para trabalhar nas terras do pai, como escravo e foi admitido. Passou a morar no porão do castelo, junto com os demais escravos. Ele via sua mãe chorar, quando se lembrava do filho querido, enquanto maltratava a ele, o escravo sem valor.
Pouco tempo depois, Bento faleceu. Só aí que descobriram, pelos documentos que ele trazia nos bolsos, quem ele era.
Oxalá não precisemos de uma lição como esta, para termos mais amor aos nossos irmãos e irmãs que vivem na miséria. Os pobres e necessitados são membros da nossa família, a família dos filhos e filhas de Deus.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com