Defunto com as mãos fora do caixão

Mensagens e historinhas para catequese

O que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perdeu-se e a arruinar a si mesmo?

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Havia, certa vez, um homem que era muito rico. Apesar disso era ganancioso. Pagava mal os empregados; nos negócios, se aproveitava da inexperiência das pessoas para "passar a perna" etc.

Um dia, esse homem ficou doente inesperadamente, e com uma doença grave. Após longo tratamento, sem sucesso, o médico foi claro com ele: "O senhor vai morrer dentro de poucos dias".

O homem ficou desesperado. Caiu em si e tomou consciência dos erros praticados. Quando a morte se aproximou, ele pediu para a família: "Levem-me para o cemitério com as mãos para fora do caixão, a fim de que todos vejam que elas estão vazias e não estou levando nada dos bens que ajuntei".

Pena que este senhor, pelo menos externamente, não se arrependeu nem pediu perdão a Deus dos seus pecados. Ficou apenas na desilusão e na frustração.

"O que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perdeu-se e a arruinar a si mesmo?" (Lc 9,25). "Ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome" (Lc 6,24-25).

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com