A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
O único medo na vida: Pecar
Mensagens e historinhas para catequese
texto
Índice: Leia os outros contos para catequese
S. João Crisóstomo viveu no Séc IV, em Antioquia, na Síria. Tornou-se padre. Anos depois, o bispo de Constantinopla faleceu e ele foi nomeado o seu sucessor.
Constantinopla era a capital do Império Romano do Oriente. Hoje a cidade mudou de nome e chama-se Istambul. É a capital da Turquia.
Logo que tomou posse da diocese, Dom João Crisóstomo percebeu que a sua tarefa era grande. O bispo anterior vivera vários anos doente e as ervas daninhas cresceram em diversos setores da vida do povo.
Um dos problemas era a corrupção política. As pessoas que tinham cargos públicos usavam o poder em benefício próprio, inclusive dentro do palácio, cujo rei se chamava Arcádio, e a rainha, Eudóxia. O próprio rei era corrupto.
Bom orador que era, o Bispo denunciava com veemência esses pecados, usando o grande dom que tinha, a oratória. Crisóstomo significa Boca de Ouro. Ele dizia como Jesus: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!" (Mt 23,13).
Logo o rei se viu atingido e começou a odiar João Crisóstomo. Arcádio passou a detestar tanto o bispo, que um dia reuniu o seu conselho e propôs aos conselheiros a seguinte questão: "Eu quero fazer mal a esse bispo. O que devo fazer?"
Um conselheiros sugeriu: "Vamos confiscar todos os seus bens". Mas outro discordou: "Ele não possui nada. Tudo o que ele tinha deu aos pobres!"
Outro conselheiro então sugeriu o exílio. "Vamos expulsá-lo para longe da Pátria". Mas outro logo discordou: "Isto não lhe fará mal nenhum, porque o mundo todo é a sua Pátria".
Arcádio ficou irritado e disse: "Vou então prender os punhos dele com ferros!" "Ele vai beijar esses ferros!" discordou outro conselheiro.
"Então", disse o imperador, "só lhe resta a morte. Vou mandar matá-lo". Outro conselheiro objetou: "É justamente isso que ele quer! Ele quer ser mártir como Cristo!"
Nessa hora, um conselheiro levantou-se e disse: "Se Vossa Majestade quer fazer mal a esse bispo, o único meio é levá-lo a pecar; pois este é o único medo que ele tem na vida".
"Mas como?" indagou o rei. Discutiram muito, mas a pergunta do rei ficou sem resposta. Não existe jeito de fazer um santo pecar!
Alguns meses depois, Arcádio mandou Dom João Crisóstomo para o exílio. Entretanto, de lá ele continuava governando sua diocese e evangelizando os diocesanos. Devido à pressão popular, poucos meses depois Dom João foi trazido de volta para Constantinopla.
Entretanto, a sua liberdade durou pouco. Um ano depois foi novamente exilado, desta vez em um local distante e secreto. Devido aos maus tratos que recebia, pouco tempo depois João Crisóstomo faleceu.
Quando um cristão dá testemunho de sua fé, até os inimigos de Deus reconhecem e, sem querer, colaboram. Que bom se pudessem dizer também a respeito de nós: O único medo que ele ou ela tem na vida, é de pecar. Isso porque Deus é o maior amor e o maior apego de sua vida.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com