A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
É mesmo?
Mensagens e historinhas para catequese
Não há nada de oculto que não venha a ser revelado
Índice: Leia os outros contos para catequese
Havia, certa vez, um jovem monge anacoreta que vivia sozinho no silêncio de uma montanha, dedicado à oração, ao estudo da Palavra de Deus, ao trabalho e à prática de penitências. Era um jovem alto e esbelto. Todos o reverenciavam profundamente por sua vida digna.
Perto, havia uma vila rural, onde existia uma linda garota. Um dia, esta menina ficou grávida. Encolerizados, os pais exigiram saber quem era o pai. Ansiosa e embaraçada, a moça disse que era o munge da montanha.
Nervosos, os pais foram até a cabana do monge e o confrontaram com a acusação da sua filha. Ele disse apenas: "É mesmo?" Daí para frente, todo o povo da redondeza passou a considera-lo um crápula, um covarde.
Quando a criança nasceu, era um menino, os pais o levaram ao monge e exigiram que tomasse conta da criança, uma vez que era o pai. "É mesmo?", disse calmamente o anacoreta, enquanto pegava o menino.
Por muitos meses, ele cuidou com carinho da criança. Dava banho, trocava fraldas, mamadeira...
Até que a menina não aguentou mais sustentar a mentira e confessou que o pai verdadeiro era um jovem da vila. Disse que não tinha havido nada entre ela e o monge, e que inventou essa mentira porque queria proteger o rapaz.
Os pais imediatamente foram ao monge, constrangidos, para ver se ele poderia devolver a guarda do bebê. Com profusas desculpas, eles explicaram o que tinha acontecido. "É mesmo?" disse o anacoreta, enquanto devolvia a criança.
Havia o costume, na vida monástica, de os monges não se defenderem quando eram acusados. Eles se baseavam nas palavras de Jesus que disse: "Não há nada de oculto que não venha a ser revelado" (Mt 10,26). Também: "Quando vos entregarem ao tribunal, não vos preocupeis em como ou o que falar... porque não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai que falará em vós" (Mt 10,19-20).
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com