São Bento, Santa Escolástica e a tempestade

Mensagens e historinhas para catequese

Deus é Senhor do tempo e é nosso Pai muito amoroso. Quando estamos com ele, tudo concorre para o nosso bem.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


São Bento e Santa Escolástica eram irmãos gêmeos e muito amigos. Quando ele se tornou monge, e ela irmã contemplativa, os dois passaram a se encontrar apenas uma vez por ano. Isso não por causa da distância, pois os dois conventos eram próximos um do outro, mas devido ao regulamento da vida contemplativa na época.

Nos encontros que tinham, os dois aproveitavam para rezar juntos e dialogar sobre a vida espiritual. Num desses encontros, que aconteceu à noite, na casa dela, quando Bento quis ir embora, Escolástica pediu-lhe que ficasse mais um pouco, pois ela ainda queria conversar com ele sobre outras coisas da vida com Deus.

Bento, além de recusar, chamou a atenção da irmã, que queria levá-lo a desobedecer às regras monásticas.

Nesse momento, Escolástica rezou, pedindo a ajuda de seu melhor amigo, Jesus Cristo. No mesmo instante o céu se fechou e caiu uma forte tempestade, com raios, ventos e muita chuva. Bento nem pôde ir embora naquela noite. Teve de pousar no mosteiro da irmã.

Certamente, quando viu a tempestade, Escolástica pensou: "Viu? Você é meu irmão e meu amigo, mas eu tenho outro amigo que me ama muito mais que você".

Três dias depois, dia 10 de fevereiro do ano 547, Santa Escolástica morreu. E no mesmo ano, dia onze de julho, Bento também falecia.

Agora sim, os dois estão eternamente juntos e felizes no Céu, e podem erguer a Deus os mais belos hinos.

Deus é Senhor do tempo e é nosso Pai muito amoroso. Quando estamos com ele, tudo concorre para o nosso bem.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com