O lenhador do Saara

Mensagens e historinhas para catequese

Que Deus nos ajude a preservar a nossa natureza, pois nela está a nossa vida.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Certa vez, um homem, com um machado nas costas, bateu palmas na casa de uma sitiante viúva. Ela veio e ele disse: "Eu sou lenhador e estou procurando serviço. A senhora tem?".

Ela falou: "Ah, sim! Está vendo aquele matinho ali? Eu queria derrubá-lo. Por quanto o senhor faz o serviço?" Ele olhou para o bosque e disse: "Duzentos Reais". Ela: "Puxa, como é barato! Combinado. Pode fazer o trabalho".

Ele foi, poucas horas depois voltou e disse a ela: "Está pronto. Pode me dar o dinheiro". Ela, admirada, disse: "Mas como foi rápido!" Olhou para o mato e viu que de fato estava todinho no chão. Nem uma árvore sobrou.

Pagou para ele, depois falou: "Olhe, eu tenho um vizinho aqui que também tem um matinho para derrubar". Indicou para o lenhador como chegar lá e ele foi.

Chegando, o outro sitiante disse: "Sim, o bosque que eu quero derrubar é aquele ali. Por quanto você faz o serviço?" Ele olhou... e disse: "Cento e cinquenta Reais". "Que barato!" disse o sitiante. "Pode fazer o trabalho".

Ele foi. Duas horas depois voltou e disse: "Está pronto, pode me passar os cobres".

O sitiante se admirou. Conferiu, de fato não havia nem uma árvore em pé. Pagou o lenhador.

Depois lhe perguntou: "Onde o senhor aprendeu esta profissão?" O lenhador respondeu: "No Saara. Eu sou de lá. Acontece que lá não existem mais árvores para derrubar. Por isso que eu vim aqui para o Brasil".

Está explicado por que o Saara virou deserto. E o nosso país? Será que esse lenhador ainda continua derrubando as nossas verdes matas?

Vamos mandá-lo de volta para o seu país, enquanto é tempo. E não aceitar que nenhum lenhador do Saara venha trabalhar nas nossas terras, mesmo que esse lenhador esteja dentro de nós.

Que Deus nos ajude a preservar a nossa natureza, pois nela está a nossa vida.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com