A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
O lenhador do Saara
Mensagens e historinhas para catequese
Que Deus nos ajude a preservar a nossa natureza, pois nela está a nossa vida.
Índice: Leia os outros contos para catequese
Certa vez, um homem, com um machado nas costas, bateu palmas na casa de uma sitiante viúva. Ela veio e ele disse: "Eu sou lenhador e estou procurando serviço. A senhora tem?".
Ela falou: "Ah, sim! Está vendo aquele matinho ali? Eu queria derrubá-lo. Por quanto o senhor faz o serviço?" Ele olhou para o bosque e disse: "Duzentos Reais". Ela: "Puxa, como é barato! Combinado. Pode fazer o trabalho".
Ele foi, poucas horas depois voltou e disse a ela: "Está pronto. Pode me dar o dinheiro". Ela, admirada, disse: "Mas como foi rápido!" Olhou para o mato e viu que de fato estava todinho no chão. Nem uma árvore sobrou.
Pagou para ele, depois falou: "Olhe, eu tenho um vizinho aqui que também tem um matinho para derrubar". Indicou para o lenhador como chegar lá e ele foi.
Chegando, o outro sitiante disse: "Sim, o bosque que eu quero derrubar é aquele ali. Por quanto você faz o serviço?" Ele olhou... e disse: "Cento e cinquenta Reais". "Que barato!" disse o sitiante. "Pode fazer o trabalho".
Ele foi. Duas horas depois voltou e disse: "Está pronto, pode me passar os cobres".
O sitiante se admirou. Conferiu, de fato não havia nem uma árvore em pé. Pagou o lenhador.
Depois lhe perguntou: "Onde o senhor aprendeu esta profissão?" O lenhador respondeu: "No Saara. Eu sou de lá. Acontece que lá não existem mais árvores para derrubar. Por isso que eu vim aqui para o Brasil".
Está explicado por que o Saara virou deserto. E o nosso país? Será que esse lenhador ainda continua derrubando as nossas verdes matas?
Vamos mandá-lo de volta para o seu país, enquanto é tempo. E não aceitar que nenhum lenhador do Saara venha trabalhar nas nossas terras, mesmo que esse lenhador esteja dentro de nós.
Que Deus nos ajude a preservar a nossa natureza, pois nela está a nossa vida.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com