A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Gandhi ensina dois rapazes a orar
Mensagens e historinhas para catequese
A oração é um diálogo com Deus. Nós falamos com ele e ele também nos fala.
Índice: Leia os outros contos para catequese
Certa vez, dois rapazes foram a casa de Mahatma Gandhi e pediram a ele que lhes en-sinasse a orar. Era pelas dezoito horas.
Gandhi lhes disse: "Primeiro venham jantar comigo". Jantaram. Terminado o jantar, eles disseram: "É agora que o senhor vai nos ensinar a orar?" Ele respondeu: "Não. Vamos primeiro dormir".
No outro dia cedo, Gandhi disse aos dois: "Vamos tomar café". Após o café, os dois perguntaram: "É agora que o senhor vai nos ensinar a orar?"
Gandhi respondeu: "Ainda não. Vamos trabalhar". E começaram a limpar privadas, capinar o quintal e tudo o mais. À tarde, os dois, já um pouco impacientes, perguntaram: "Quando é que o senhor vai ensinar-nos a orar?" Gandhi então disse: "Quando vocês fizerem as coisas com amor."
Gandhi fez isso com eles porque percebeu que os dois não estavam sintonizados com o amor, e, portanto, com Deus. Se não estamos sintonizados com Deus, como vamos conversar com ele?
A oração é um diálogo com Deus. Nós falamos com ele e ele também nos fala. Não devemos falar, falar..., sem ouvir. Nesse caso torna-se monólogo e não diálogo. E só existe diálogo com alguém, quando estamos sintonizados com esse alguém.
Maria Santíssima tinha o coração todo voltado para Deus e para o amor ao próximo. Que ela nos ajude.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com