A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
O "nariz católico"
Mensagens e historinhas para catequese
Todos nós temos esse "nariz católico". São os dons do Espírito Santo que recebemos na crisma, especialmente os dons do entendimento e do conselho.
Índice: Leia os outros contos para catequese
São Clemente Maria Hofbauer era missionário redentorista, e viveu no Séc. XVIII, na Polônia. Quando ele era seminarista, seu País passava por uma forte crise religiosa. Surgiam seitas dos mais diversos tipos.
Um dia, um dos seus professores, apesar de estar dando aula no seminário diocesano, começou a ensinar coisas contrárias à fé católica. Clemente disse para ele: "Isso que o senhor está falando não é católico". O professor pediu que o menino provasse. Ele respondeu: "Provar eu não sei; mas percebo que esta afirmação do senhor não é católica". A polêmica chegou aos ouvidos do diretor do seminário, que acabou despedindo o professor.
A partir daí, os colegas de Clemente diziam que ele tinha "nariz católico", isto é, uma espécie de "faro" pelo qual percebia o que estava e o que não estava de acordo com a doutrina católica.
Na verdade, todos nós temos esse "nariz católico". São os dons do Espírito Santo que recebemos na crisma, especialmente os dons do entendimento e do conselho. Jesus disse que a ovelha conhece a voz do seu pastor, por isso, quando chega um mercenário, ela foge (Cf Jo 10,1-5).
Quando Jesus disse: "Como o Pai me enviou, eu também vos envio", ele falou também: "Recebei o Espírito Santo" (Jo 20,21). Assim como S. Clemente, todos nós temos condições de dizer a palavra certa, na hora certa e do jeito certo.
Maria Santíssima é a Rainha dos Profetas. Que ela nos ajude a viver melhor o dom e a missão profética que recebemos no Batismo.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com