O povo que tinha uma perna mais curta

Mensagens e historinhas para catequese

As pessoas que não pecam é que são diferentes e por isso são objetos de riso. Já os que vivem errado são considerados normais.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Havia, certa vez, uma vila rural grande, mas muito distante e de difícil acesso. Nela havia uma venda, onde se encontrava de tudo.

Um vendedor fez questão de ir de carro até esta vila, para vender seus produtos. Arrumou um carro com tração nas quatro rodas, com pneu de lama e correntes, e foi.

Depois de muita luta, conseguiu chegar à cidadezinha. Logo na entrada, teve uma surpresa. Percebeu que todas as pessoas tinham uma perna mais curta que a outra, e andavam mancando.

Ele parou na frente da venda, do outro lado da rua. Ao atravessar a rua, viu que as pessoas riam dele. Observava bem sua roupa para ver se havia alguma coisa errada, nada. Ao entrar na venda, a mesma coisa. Todos riram dele, disfarçadamente.

Depois de negociar com o dono da venda, perguntou-lhe: "Agora me diga uma coisa. Por que todo mundo aqui está rindo de mim?" "Porque o senhor é aleijado", respondeu o dono da vinda, que também estava rindo.

Aquele vendedor era aleijado porque tinha as duas pernas do mesmo tamanho, e não mancava. Ali, o normal é ser aleijado, e não ser aleijado é anormal, porque é diferente de todos.

Nosso mundo, às vezes, é parecido com aquela cidadezinha. As pessoas que não pecam é que são diferentes e por isso são objetos de riso. Já os que vivem errado são considerados normais.

Maria Santíssima nunca teve pecado. Ela pisou a cabeça da serpente. Santa Maria, rogai por nós!

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com