O velho que adorava o sol

Mensagens e historinhas para catequese

O amor é universal. Ele nos une a todos

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Certa vez, Abraão estava sentado na frente da sua tenda, apreciando a tarde. Aproximou-se dele um velhinho de cem anos de idade, apoiado em uma bengala. Abraão o recebeu bondosamente. Lavou-lhe os pés e ofereceu janta.

Antes de comer, reparou que o homem não invocou a Deus. Perguntou-lhe: "Você adora a Javé, o Deus verdadeiro?" "Eu adoro o sol", respondeu o velho. "Ele é o meu Deus". Abraão ficou zangado e expulsou o homem de sua tenda.

Logo em seguida, Deus chamou Abraão e perguntou por que tinha mandado embora o forasteiro. "Ele não adora o Senhor!" respondeu Abraão. Deus disse: "Abraão, eu aguentei esse homem durante cem anos, embora me renegue, e você não pôde suportá-lo nem uma hora?" Abraão, envergonhado, correu atrás do velho, pediu desculpas e o acolheu.

O amor é universal. Ele nos une a todos, independente de crenças, partidos políticos, idade, raça, cor etc. Nós não adoramos o sol, mas acolhemos quem o odora. Assim imitamos o nosso Pai do céu, que manda o sol e a chuva sobre todos (Cf Mt 5,45).

Peçamos a Maria Santíssima, a Mãe do belo amor, que nos ajude a amar a todos, esquecendo as diferenças.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com