Gedeão reduz número de soldados

Mensagens e historinhas para catequese

Deus nos ajuda, mas pede a nossa humildade, não confiando só nas nossas forças.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Josué (Jz) 7 narra que os madianitas resolveram atacar Israel. Vieram com um exército de trezentos mil homens. Gedeão, o general de Israel, tinha apenas trinta e dois mil soldados. Pediu ajuda a Deus, e este lhe disse: “Estás levando gente demais contigo para que eu entregue Madiã às tuas mãos. Israel poderia gloriar-se às minhas custas, dizendo: Foi minha mão que me salvou”.

Então Gedeão reduziu o seu exército para dez mil homens. Deus achou que ainda era muito, e alguém poderia pensar que foi a força do exército que salvou Israel. Gedeão reduziu para apenas trezentos soldados, ordenando que os outros voltassem para casa. Deus então ordenou o ataque ao inimigo.

Aquela noite foi a mais escura que se possa imaginar. Gedeão posicionou os trezentos homens nos morros em volta de todo o exército inimigo.

À meia noite, todos tocaram as trombetas ao mesmo tempo, e acenderam as tochas que levavam consigo.

Os madianitas acordaram apavorados. Sem ver nada, devido à escuridão, matavam-se uns aos outros, pensando que eram os inimigos. E Israel venceu a guerra.

Com Deus ninguém pode. Mas “Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça aos humildes” (Pr 3,34). Deus nos ajuda, mas pede a nossa humildade, não confiando só nas nossas forças.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com