O anel do professor

Mensagens e historinhas para catequese

Deus nos valoriza tanto, que criou para nós este mundo tão rico e bonito. Pelo batismo, o nosso valou se tornou infinito.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Certa vez, um rapaz procurou o seu professor e desabafou: “Muita gente fala que eu sou sem iniciativa, acomodado, que não sirvo para nada! O que eu posso fazer?”

O professor respondeu: “Sinto muito, meu jovem, mas agora não posso tratar desse assunto. Tenho de resolver um problema muito sério. Talvez até você possa me ajudar. Eu tenho uma dívida que preciso pagar hoje. Possuo este anel aqui. Você não poderia ir até o mercado para ver se o vende? Não menos que cinquenta Reais. Se achar um comprador, volte aqui antes de fechar o negócio”.

O rapaz foi ao mercado e começou a oferecer o anel às pessoas. Ele dizia: “Vendo este anel por cinquenta Reais. O senhor ou a senhora deseja comprá-lo?”

Horas depois, ele voltou e disse ao professor: “Um ofereceu vinte, outro trinta, mas por cinquenta não achei comprador”.

O professor lhe disse: “Agora, vá até aquele joalheiro da rua tal e veja se ele compra o anel e quanto dá. Mas também volte aqui antes de fechar o negócio”.

O rapaz foi ao joalheiro. Este examinou o anel e disse: “Fale para o professor que no momento não posso dar mais que R$2.300,00 pelo anel. O valor dele é R$3.000,00. Se o professor esperar uns dias, eu poderei dar mais”.

O rapaz voltou envergonhado. O professor lhe disse: “Meu caro! Você é como este anel. É uma joia única e valiosa. Mas só pode ser avaliado por quem o conhece. Não é qualquer pessoa que pode descobrir o seu valor verdadeiro!”

Quem nos conhece são nossos pais, parentes, amigos, professores e principalmente Deus. Deus nos valoriza tanto, que criou para nós este mundo tão rico e bonito. Pelo batismo, o nosso valou se tornou infinito.

“Feliz de você que acreditou”, disse Isabel a Maria Santíssima. Peçamos à nossa Mãe do Céu que nos ajude a entender o nosso valor, a também o valou do nosso próximo.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com