A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Carlos Magno coroa seu filho
Mensagens e historinhas para catequese
Nós, pelo batismo, fomos também coroados reis e rainhas.
Índice: Leia os outros contos para catequese
Carlos Magno governou a França do ano 742 a 814. Quando estava velho, marcou a data da coroação do seu filho Luís. Na hora da coroação, diante da corte e de todo o povo, Carlos Magno pegou a coroa e perguntou a Luís:
"Filho, Jesus é o Rei dos Reis. Prometes obedecer aos mandamentos dele e da sua Igreja?" O jovem respondeu: "Prometo". "Recebe então esta coroa", disse o pai. "E jamais te esqueças deste juramento". E coroou solenemente o filho, que passou a chamar-se Luís I.
Luís I governou a França de 814 a 840. O povo o chamava de Luís I, o Pio, por causa da sua piedade e vida cristã.
Jesus é Rei porque Deus Pai lhe deu essa coroa. A coroa foi de espinhos, mas foi válida. No alto da cruz, quando afixaram acima da cabeça dele aquela placa com os dizeres: "Jesus Nazareno, rei dos judeus", escrita nas principais línguas do mundo na época, ali foi a sua tomada de posse do seu Reino, como Rei do universo.
Nós, pelo batismo, fomos também coroados reis e rainhas. Veja o que o padre nos disse, na celebração do batismo, logo após derramar a água na nossa cabeça:
"Querida criança que o Espírito Santo te consagre com este óleo santo, para que, inserida em Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei, continues no seu povo até a vida eterna". E unge a cabeça do batizando.
Como Jesus, como Maria Santíssima e como Luís I, que nós também exerçamos bem a nossa missão real, especialmente quando governamos pessoas ou exercemos qualquer liderança.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com