Carlos Magno coroa seu filho

Mensagens e historinhas para catequese

Nós, pelo batismo, fomos também coroados reis e rainhas.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Carlos Magno governou a França do ano 742 a 814. Quando estava velho, marcou a data da coroação do seu filho Luís. Na hora da coroação, diante da corte e de todo o povo, Carlos Magno pegou a coroa e perguntou a Luís:

"Filho, Jesus é o Rei dos Reis. Prometes obedecer aos mandamentos dele e da sua Igreja?" O jovem respondeu: "Prometo". "Recebe então esta coroa", disse o pai. "E jamais te esqueças deste juramento". E coroou solenemente o filho, que passou a chamar-se Luís I.

Luís I governou a França de 814 a 840. O povo o chamava de Luís I, o Pio, por causa da sua piedade e vida cristã.

Jesus é Rei porque Deus Pai lhe deu essa coroa. A coroa foi de espinhos, mas foi válida. No alto da cruz, quando afixaram acima da cabeça dele aquela placa com os dizeres: "Jesus Nazareno, rei dos judeus", escrita nas principais línguas do mundo na época, ali foi a sua tomada de posse do seu Reino, como Rei do universo.

Nós, pelo batismo, fomos também coroados reis e rainhas. Veja o que o padre nos disse, na celebração do batismo, logo após derramar a água na nossa cabeça:

"Querida criança que o Espírito Santo te consagre com este óleo santo, para que, inserida em Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei, continues no seu povo até a vida eterna". E unge a cabeça do batizando.

Como Jesus, como Maria Santíssima e como Luís I, que nós também exerçamos bem a nossa missão real, especialmente quando governamos pessoas ou exercemos qualquer liderança.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com