São Clemente leva escarrada

Mensagens e historinhas para catequese

A humildade é fecunda, ela gera vida e conversão.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


São Clemente Maria Hofbauer foi um grande missionário redentorista do século XVIII. Quando ele morava em Varsóvia, capital da Polônia, os redentoristas tinham um orfanato, devido ao grande número de crianças pobres e famintas, pedindo comida pelas ruas.

O orfanato vivia de auxílios que recebia do povo. Um dia, Clemente entrou em um bar e pediu uma ajuda para o orfanato. Ele usava uma batina preta, e o rosário. Clemente disse para os homens que estavam ali, bebendo: "Por favor, um auxílio para as crianças do orfanato!"

Um dos homens, já um pouco alto pela bebida, deu uma escarrada no rosto do padre e falou: "Tome aí, urubu, a sua esmola!"

Clemente, com toda calma, tirou o lenço do bolso, limpou o rosto e disse para o homem: "Isto á para mim. E para as minhas crianças, o que o senhor vai dar?"

Aquelas palavras desmontaram o homem. Ele caiu em si, reconheceu o erro, pediu desculpas e deu uma generosa oferta. E dali para frente tornou-se um dos maiores benfeitores do orfanato.

Como é bom ter calma e humildade diante de pessoas violentas e alteradas! Saber dominar-se e não retribuir o mal com o mal, a violência com a violência, mas tomar uma atitude que desarma o agressor! A humildade é fecunda, ela gera vida e conversão.

"Se alguém te bater numa face, oferece também a outra. E se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica" (Lc 6,29).

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com