Teatro para catequese
 
A Árvore da Vida
Enviado por: Pe. Juarez Dalan e Maria Ercilia Livramento
Paróquia São Benedito - Jaçanã - São Paulo
 
Confira a lista com os outros temas de teatro
 
Para enviar essa peça de teatro automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
Gostou desse teatro? Salve em formato word.
 
Confira a lista com os outros temas de teatro
 
 

Personagens: Comentarista, Profeta, homem(Adão), mulher(Eva), Criança (protetora da árvore da vida), 3 pessoas representando as tentações, Jesus, 5 crianças coreografia (canto a escolha).

Comentarista: Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. No entanto o homem preferiu o “paraíso” a seu modo. Quis decidir por conta própria, desobedeceu, rompendo com o projeto de Deus. As escolhas erradas do homem, desde a sua criação, destroem a harmonia no mundo e são a origem do mal. O desprezo ao desígnio de Deus traz desgraças e mortes.

(Entra a criança e um dos profetas do antigo testamento, posicionam-se no meio do altar, segurando um vaso com uma planta) deposita a sua frente com muito cuidado, diz:

Criança;  Deus ! sei que me confiastes a missão de cuidar da“Árvore da Vida”. Mas não sei se conseguirei, ajuda-me, Senhor! (inundada pela força que veio de Deus) Ela sente-se forte e capaz, Mas...
Entram as três tentações de olho na árvore da vida, com o propósito de destruí-la, cercam a criança e a planta e tentam persuadi-la do propósito de zelar pela planta.

Tentação da abundância: Querida criança o que está fazendo?

Criança:
Deus, o meu Mestre e Senhor confiou-me uma difícil missão!

Tentação da abundância:
Que missão é essa (com desdém). Ora, deixe isso pra lá, venha temos algo bem mais importante para mostrar-lhe. A levaremos pelo caminho da realização material, podemos simplesmente lhe dar tudo o que mais deseja, uma mesa farta, muitos brinquedos, roupas novas, enfim, o mundo a seus pés.

Criança:
Bem... Tudo isso é muito bom, mas... Não posso! Tenho que continuar a minha missão.

Profeta:
Isso! Minha pequena criança, ouça a voz do seu coração.

Jesus (voz) “
Nem só de pão vive o homem”. Sua realização não está no acúmulo de bens, mas na partilha da vida e na comunhão com o Pai.

Tentação do Egoísmo:
Criança ! faça o que quiser, cuide de si mesma, não se preocupe com os outros. Obedeça a si mesma. Que história é essa de cuidar da vida! Use seus dons para saciar seus desejos, sua vaidade; para brilhar!

Profeta:
Pare!

Jesus (voz):
“Não tentarás o Senhor teu Deus” Deixemo-nos conduzir pelo caminho da vida. Não nascemos por acaso , mas por amor e desígnio de Deus.

Tentação do Poder e da Riqueza:
Minha criança, Abandone a vida e escolha o poder, a exploração e a riqueza, a dominação . O consumismo é um deus bem mais atraente.

Jesus (voz)
Basta ! “Só adorarás ao Senhor, teu Deus” Devemos nos afastar de toda ganância, toda maldade que domina a vida humana. No meu reino poder é serviço e grandeza é humildade.

Profeta:
Devemos cuidar uns dos outros. A vida é preciosa e frágil. Desde a fecundação até seu fim natural, ela deve ser acolhida, amada e respeitada.
Entram a mulher e o homem.

Mulher: (
Entra e se coloca ao lado da criança). O útero materno é ninho da vida, jamais cemitério pela prática do aborto.

Homem 
Nós cristãos, devemos lutar para que o direito à vida seja respeitado. Quantas crianças têm sido jogadas fora por suas mães. Quantas vidas se perdem pela violência de uma sociedade que se importa apenas com bens materiais.

Mulher:
Quantas vidas simplesmente passam esquecidas debaixo de viadutos e nas periferias das cidades.

Criança:
Não adianta, vocês não irão conseguir acabar com a árvore da vida, ela foi plantada pelo Deus da vida , por isso devo fazer a minha parte, protegê-la de todo o coração.
As tentações caem e a criança levanta a árvore da vida .

Jesus:
Entra em cena. Diz : Vim ao mundo para libertar-vos das trevas da morte e dar-vos a minha própria vida para que a tenham em abundância.

Criança:
Nada justifica a eliminação da vida inocente, fraca e indefesa.

Comentarista: Não criamos a vida, mas temos o tremendo poder de destruí-la, pelo descuido, pela imprudência e pela ganância sistemática. Agredimos o meio ambiente, poluímos a casa onde a vida mora, agredimos a família, berço natural da convivência e da comunhão entre as pessoas. Enfim o Senhor Deus pôs à nossa frente dois caminhos diferentes, o bem e o mal, a vida e a morte. Contigo, Senhor, queremos escolher a vida, queremos viver e deixar a casa em ordem para que as gerações futuras também vivam.

Profeta:
A vida é uma oportunidade, viva-a!

Homem:
A vida é um desafio, enfrente-o!

Criança:
Devemos dar a nossa contribuição, para que a cultura de morte seja substituída pela civilização do amor que globalize a solidariedade.

Jesus:
O mistério Pascal revela-nos a vitória definitiva do nosso Deus sobre a morte.

Todos :
Escolhe pois a vida.

Alguém falando, ou entrando com uma frase grande na mão que diga:


NOSSA MISSÃO, CUIDAR DA VIDA E DO MUNDO, A CASA DA VIDA.

 
 
xm732