Reflexões Diárias

Vocação sentido da vida

Na vida é importante, para não dizer decisivo, que cada um saiba discernir a sua própria vocação ou chamamento, para dar assim uma orientação definida à própria existência.

O discernimento, contudo, não se improvisa. Fazem falta algumas condições prévias, indispensáveis, se se quer realmente chegar a conhecer o que Deus quer de cada um.

Pegando numa ideia fundamental da Bíblia, é central a ideia de CHAMAMENTO para descrever a pessoa humana na sua relação com Deus. Os patriarcas, os profetas, os apóstolos iniciaram a sua missão respondendo a um chamamento de Deus. Muitas vezes trata-se de um acontecimento cheio de temor, pelas implicações que tem, porque eles estão conscientes da sua fragilidade; por isso, estão receosos antes de aceitar. Jeremias diz que é demasiado jovem e inexperiente (Jer. 1,6); Isaías que é um homem de lábios impuros (Is. 6, 5); Pedro que é um pecador (Lc. 5,8). Eles sabem, no entanto, que foram escolhidos e chamados por Deus e estão conscientes que a Sua ajuda e a Sua graça é suficiente para eles.

A palavra vocação expressa muitas vezes a missão à qual alguém é chamado por Deus, mas o seu significado vai mais além do que alguém é chamado a fazer: antes da missão, exprime o que a pessoa é chamada a ser.

No fundo, a vocação define a pessoa enquanto tal, assim como Deus quer que seja. Por exemplo, no caso de Jeremias, Isaías e Pedro, o chamamento não foi somente um colocar-se ao serviço de Deus, mas para entrar no seu amor.

Na verdade, uma vocação não é um simples convite para abraçar um estado de vida, mas o próprio sentido da vida, que não teria nenhum significado fora de Deus, cujo amor para conosco é sempre vivo.

Como posso responder ao Amor de Deus?

 
Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Compartilhe essa reflexão diária no facebook, para isto basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa reflexão para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
 
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice das reflexões diárias
 
 
 
 
xm732