Reflexões Diárias

As palavras convencem, os exemplos arrastam...
27 MARÇO DE 2012

A melhor voz de mando é o exemplo; o melhor argumento e a mais convincente razão, que robustece suas palavras, é o exemplo de sua vida.

Talvez você note que nem sempre convence com suas palavras; deve ser porque nem sempre suas obras se acham de acordo com as suas palavras e então o exemplo de sua vida neutraliza a força de suas palavras.

Seus filhos, seus dependentes, as pessoas com as quais de uma ou outra forma tem relações, ou sobre as quais você exerce alguma influência, estão esperando por suas palavras. Mas essas palavras serão ineficazes, se não forem precedidas pelo exemplo de sua vida.

Palavra e testemunho, razões e exemplos; as palavras convencem, os exemplos arrastam. Pense, portanto, e veja se não lhe faltou o arrastão; você o atribuiu ou à dureza do coração dos que o ouviam, ou à falta de preparo intelectual de sua parte, quando na realidade não foi devido a nenhuma dessas causas, mas à ausência de seus exemplos, à incoerência de sua vida.

João deu testemunho do que viu e ouviu, e seus testemunho foi verdadeiro: "Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho" (Jo 21,24). Todos os que nos rodeiam devem ver que somos testemunhas de Cristo e devem convencer-se, sem dificuldade, de que nosso testemunho é verdadeiro; porém, não o será se primeiro em nosso interior não tivermos chegado a possuir um espírito verdadeiramente conforme o Espírito de Cristo.

Compartilhe esse momento com seus amigos
Divulgue a reflexão diária no facebook, basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
xm732